A cerimónia de tomada de posse do director Nacional da Polícia Nacional, Emanuel Estaline Moreno decorreu na manhã desta terça-feira, 14 de Junho, e foi presidida pelo chefe do Executivo, José Ulisses Correia e Silva.
O primeiro-ministro destacou no seu discurso a importância das boas lideranças no funcionamento das organizações e apelou a um forte compromisso com a Nação, naquilo que considera o seu bem mais essencial, a segurança. Pois, o chefe do Governo espera que o serviço público seja feito com elevação, postura ética exemplar e desempenho de excelência.
José Ulisses Correia e Silva instou igualmente a zero política partidária dentro da Instituição, que deve também distinguir-se por zero corrupção, estribando-se em 100% de profissionalismo e de entrega à causa Pública. Para o chefe do Executivo, a principal motivação e critério da Policia Nacional deve ser em primeiro lugar a Nação, com a segurança dos cidadãos no centro das atenções.
Uma Policia cada vez melhor, a segurança urbana, territorial (espaço marítimo e aéreo), bem como tornar prioritário a segurança das cidades, prevenindo a pequena criminalidade são entre outras prioridades que o governo quer que a Policia Nacional assume.
Por fim, o primeiro-ministro diz ser necessário adoptar uma atitude favorável à complementaridade, cooperação, articulação e a partilha de informações de forma que as entidades responsáveis pela segurança possam funcionar como um sistema que tenha a segurança das pessoas como produto final.