O Aeroporto Internacional da Cidade da Praia será baptizado amanhã, sexta-feira, 25 de Maio, Dia de África, com o emblemático nome de Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, antigo Presidente da África do Sul, Nelson Mandela. A cerimónia do descerramento da placa “Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela” que será presidida pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, é uma homenagem ao grande líder sul-africano, um dos maiores símbolos da luta pela liberdade, igualdade e dos direitos humanos. É também um simbólico tributo ao Dia de África.
O Governo de Cabo Verde defende que o nome de Nelson Mandela, uma das grandes referências políticas e morais da contemporaneidade, transcende as fronteiras dos países e nacionalidades e deve ser celebrado por toda a Humanidade, homenagem que muito honra e dignifica a nossa Capital, para além de assinalar a abertura do nosso país para o mundo.
Recorde-se que o Dia de Nelson Mandela foi instituído, desde 2009 pela Assembleia Geral da ONU, primeiro reconhecimento deste quilate a uma personalidade mundial, por sua notável dedicação ao serviço da Humanidade na resolução de conflitos, nas relações entre etnias, na promoção e protecção dos direitos humanos, na igualdade entre os sexos e nos direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis, bem como sua luta vitoriosa contra o regime de apartheid na África do Sul, que terminou em 1994. Para Ban Ki-moon, “Nelson Mandela é um exemplo vivo dos principais valores das Nações Unidas”
A cerimónia de baptismo terá lugar às 17:30 horas.