Notícias

Primeiro-Ministro preside 10ª edição do Encontro com Emigrantes de Santa Catarina

A convite da Câmara Municipal de Santa Catarina, o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, estará na Assomada este sábado, dia 03 de agosto, para presidir a 10ª Edição do tradicional Encontro com Emigrantes de Santa Catarina, que se realizar no Liceu Amílcar Cabral, às 16 horas.  O Chefe do Executivo aproveita do momento para estar com os emigrantes, ouvir as suas preocupações e expectativas para com o país, assim como partilhar a visão e estratégia do Governo para a Diáspora.

A convite da Câmara Municipal de Santa Catarina, o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, estará na Assomada este sábado, dia 03 de agosto, para presidir a 10ª Edição do tradicional Encontro com Emigrantes de Santa Catarina, que se realizar no Liceu Amílcar Cabral, às 16 horas.

O Chefe do Executivo aproveita do momento para estar com os emigrantes, ouvir as suas preocupações e expectativas para com o país, assim como partilhar a visão e estratégia do Governo para a Diáspora.

O Governo da IX Legislatura atribui um papel de relevo às comunidades cabo-verdianas emigradas, assumindo-as como uma das altas prioridades no desenvolvimento das relações externas. A Diáspora tem sido a porta de abertura de Cabo Verde ao mundo, contribuindo de forma indelével para a construção e afirmação contínua de uma Nação cada vez mais orgulhosa, digna e mais reconhecida no Palco internacional.

O Executivo liderado por Ulisses Correia e Silva tem uma nova diplomacia dirigida às comunidades cabo-verdianas emigradas. Uma diplomacia que leva em conta que a Diáspora pode contribuir para que Cabo Verde assegure o seu lugar no mundo e que dá corpo a políticas e ações mais proactivas, relativamente aos interesses e problemas dos cidadãos cabo-verdianos residentes no estrangeiro, assim como a sua integração nos países de acolhimento. Mas também, uma Diáspora que possa contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde através de medidas que facilitam a atraiam capacidades e competências nos domínios da Academia, da investigação, da alta gestão, da Medicina, da Engenharia, das Tecnologias, e outras.

Por outro lado, o Governo tem conseguido respondera várias das suas preocupações, sobretudo em termos de desembaraço de documentação. Hoje, os serviços consulares estão mais próximos dos cidadãos na Diáspora e mais eficientes. Pode-se, por exemplo, obter um passaporte num prazo médio de 5 a 7 dias, assim como têm mais facilidades em uma validação ou renovação da Carta de Condução, Transcrição de Registos, entre outros documentos.

Recentemente, abriu-se o Consulado de Cabo Verde em Nice, aprovou-se um procedimento simplificado de desembaraço aduaneiro de pequenas encomendas onde normalmente se enquadram as remessas familiares dos emigrantes, e está em processo de aprovação no Parlamento, o Estatuto do Investidor Emigrante, visando facultar incentivos gerais e especiais e benefícios a investimentos de emigrantes cabo-verdianos.

Neste âmbito, ainda em Santa Catarina, à margem do encontro, o Primeiro-ministro preside ao acto de reabertura do serviço de Alfândegas de Assomada para prestar serviços de proximidade à região de Santiago Norte em benefício dos comerciantes e de muitos emigrantes. E no próximo dia 15 de agosto, estará em São Nicolau, para também reunir-se com os emigrantes da ilha.