Notícias

Primeiro Ministro premiado em gala inédita

Numa cerimónia bonita e singela, uma iniciativa inédita por parte da Televisão Privada, TIVER, que ocorreu no Hotel Praia-Mar, neste fim de semana, José Maria Neves, subiu ao palco acompanhado de outros premiados para receber a sua distinção como figura política de proa da actualidade cabo-verdiana.

Visivelmente satisfeito com tal distinção, José Maria Neves agradeceu essa "iniciativa pioneira" da TIVER, que vem reconhecer o mérito de quem merece, não só na política como na área social, desportiva e cultural como outros homenageados da noite. "Neste momento que Cabo Verde está num processo de modernização, de transformação, é fundamental que o mérito seja reconhecido", começou por dizer.

Nisso, o Chefe do Governo realçou a sua dedicação à causa pública e ao bem comum, que é afinal o que distingue a nobreza da actividade política. Numa pequena reflexão sobre a política e o seu percurso nessa área, José Maria Neves recordou as razões que o levaram a dedicar-se, desde os seus 17 anos a actividade "tão nobre".

"Desde criança em Pedra Barro (localidade de Santa Catarina de onde é natural), cresci numa família remediada, mas convivi com muita pobreza, convivi com muita desigualdade, com uma falta grande de água… Foi por causa dessa injustiça, dessa desigualdade, desta escassez de quase tudo que resolvi entrar para a política…", conta.

Mencionando um dos seus heróis, Amílcar Cabral, José Maria Neves realçou o seu compromisso com o bem comum e com a causa cabo-verdiana, procurando fazer política, sempre "com honestidade, com decência e com muito amor e patriotismo".

Porque afinal, "merece o nosso amor, mas Cabo Verde merece também que a política seja feita com muita ética…", recordando os ensinamentos de Cabral que defendem que o exercício da política significa colocar os interesses de um país e de uma população acima dos interesses pessoais, significa lutar pelo bem comum.

gala_tiver1

 

 

 

 

 

 

 

O Primeiro Ministro não se esqueceu de enaltecer também a "ousadia" e o "pioneirismo" da TIVER que mostram que quando se ousa, "quando se tem iniciativa é possível criar coisas novas, é possível fazer as coisas". Um exemplo e uma lição que servem bem o propósito deste Executivo e de Cabo Verde, porque para que estas ilhas continuem a crescer e a desenvolver, é preciso que haja mais ousadia e mais iniciativa.

Outros Premiados

Entre os muitos premiados da noite destacam-se na Política Pedro Pires, Presidente da Republica; Manuel Inocêncio Sousa, Ministro das Infra-estruturas, Telecomunicações e Transportes; Ulisses Correia e Silva, Presidente da Câmara da Praia; Carlos Veiga, advogado e antigo Primeiro Ministro.

Na área Social ONG´s como a ACRIDES, o ICCA, O Comité Para olímpico nacional, foram alguns dos premiados, enquanto, O Sporting da Praia e o Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo foram reconhecidos no desporto. Na Cultura, nomes como Mário Lúcio, Princesito também mereceram a distinção da TIVER