Primeiro Ministro participou, ontem, 17 de junho, na Cimeira pela Paz na Ucrânia, que decorreu na Bürgenstock, Suíça.
“A Cimeira acontece num momento imperativo onde se procura soluções para a paz”, afirmou o líder do Governo reforçando o compromisso de Cabo Verde com a paz global e a ordem internacional.
Cabo Verde, enquanto estado democrático, apoia a ordem internacional que respeita a Carta das Nações Unidas e o direito internacional, defendendo sempre a soberania e a integridade territorial dos Estados. “É com base nestes princípios que desde o início, condenámos firmemente a invasão da Ucrânia pela Rússia e mantemos esta posição”, realça o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.
A guerra tem efeitos devastadores, não só pela morte e destruição que causa, mas por ser uma ameaça à segurança mundial e à estabilidade global e económica. E, os países menos desenvolvidos são os que sofrem maiores consequências de crises económicas e de segurança alimentar exacerbadas pelo conflito. Por isso, nenhum país deve ser indiferente à guerra.
A Cimeira, enquanto plataforma de aprofundamento de debates sobre a estratégia de paz ucraniana, recomenda uma paz duradoura e justa com a participação das partes diretamente envolvidas.