Notícias

Primeiro Ministro participa na Cimeira Europa – África

Durante a conferência serão debatidas questões e os desafios centrais que se colocam ao continente africano e as possíveis respostas europeias, por forma a definir uma agenda de prioridades para as relações entre os dois continentes, a longo prazo.

O debate desenrola-se em temas específicos, designadamente a Cooperação para o Desenvolvimento, Paz e Estabilidade, Boa Governação, Democracia e Direitos Humanos, Comércio e Desenvolvimento, Alterações Climáticas e Energia e Migrações, Mobilidade e Emprego, os quais representam as grandes áreas de debate no quadro do actual diálogo Europa – África.

Do encontro de alto nível, Cabo Verde espera um novo relacionamento entre os dois continentes, pois, a parceria EU – África terá de permitir ir além da cooperação para o desenvolvimento "sair da lógica dos apoios programáticos" e de prioridades definidas.

A Cimeira contará com a participação de 80 chefes de Estado e de Governo dos dois continentes envolvidos no diálogo Europa – África, constituindo uma oportunidade de partilha de experiências e de conhecimentos.

No final da Cimeira serão aprovados os documentos base do encontro, como a estratégia conjunta Europa – África, o Plano de Acção e a Declaração de Lisboa.

Igualmente em Lisboa, o Primeiro Ministro preside na sexta feira, 7 de Dezembro, a cerimónia de inauguração do balcão da Casa do Cidadão na embaixada de Cabo Verde, que irá permitir aos 140 mil cabo-verdianos residentes em Portugal obter certidões na hora, o que antes podia demorar meses.

A inauguração de Lisboa acontece na mesma altura que a Casa do Cidadão é aberta na cidade da Praia, possibilitando os residentes no país obter, ainda, documentos de registo de automóveis e criar empresas. 

O Chefe do Governo faz-se acompanhar do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Victor Borges.