Esta será uma oportunidade para debater com os outros países do mundo questões importantes da agenda de Cabo Verde, no que concerne à diplomacia e política internacional, nomeadamente a segurança nos mares do atlântico, o combate ao narcotráfico, a estabilidade e consolidação do Estado de Direito Democrático em África.
A luta contra a pobreza, o apoio à agricultura e a protecção ambiental serão certamente outros temas na mesa de discussão, para além de outras preocupações na agenda internacional.
Ainda antes, em Julho, o Chefe do Executivo estará nos Estados Unidos a convite da comunidade cabo-verdiana para participar das festividades do 35° aniversário da Independência.
Estão ainda previstas visitas do Chefe do Governo cabo-verdiano a Angola, Guiné-Bissau e Ouagadogou, Burkina Faso, esta última para participar da Cimeira Mundial sobre tecnologias de Informação e comunicação, bem como Timor-Leste no sudoeste asiático, sendo que as datas estão ainda por marcar.
Também está-se na fase de ultimação dos detalhes para uma visita do Primeiro Ministro à Itália, estando previsto, igualmente, um encontro com o Secretário-Geral do Vaticano, para além de encontro com o seu homólogo italiano e com a Comunidade ali radicada.