É por essa razão que José Maria Neves foi hoje ao HAN demonstrar a sua solidariedade para com esses pacientes, da mesma forma como tem reunido durante esses dias, com as camadas desfavorecidas na Praia e em São Vicente e também com os idosos em São Nicolau, para levar um "abraço" de solidariedade do seu Governo, e também ontem aos presidiários.
"Natal é uma festa de família, temos de ter um gesto de carinho, de amizade, para com as pessoas que estão doentes, para com as pessoas que estão privadas da sua liberdade, como por exemplo, aquelas que estão nas prisões, para com as pessoas mais pobres, mais vulneráveis", que é o que tem feito o Chefe do Executivo.
Nesta quadra festiva, José Maria Neves deseja a essas pessoas e aos cabo-verdianos "boas festas, muitas saúde no ano de 2010, mais liberdades, mais desenvolvimento, mais empregos para todos.
Um desejo pessoal do Primeiro-Ministro é que possamos construir uma sociedade cada vez mais solidária, mais igual e mais justa, daí que o Governo vai continuar a promover políticas públicas para que o País continue a crescer, para que possa haver mais emprego e para que possa haver mais acesso das famílias aos rendimentos e menos pobreza em Cabo Verde.
Mais do que um desejo, este é o objectivo do seu Executivo que se traduz no desenvolvimento da educação em Cabo Verde, os programas como as bolsas de estudo para o curso superior (cerca de 500 bolsas anuais), as bolsas de estudo para alunos carenciados do ICASE e as refeições quentes nas escolas que beneficiam mais de 100 mil estudantes, o programa saúde nas escolas, etc.
Há ainda os programas de apoio social como as pensões sociais que beneficiam mais de 25 mil pessoas, com o montante de 4500 escudos (aumento verificado a partir de Outubro deste ano e que passará a ser de 5000 escudos a partir do primeiro semestre do ano de 2010.
Logo mais, José Maria Neves estará em Santa Catarina para proceder à inauguração de electrificação rural em várias localidades daquele Concelho.