Notícias

Primeiro-Ministro lança obras de duas estradas de acesso em Calheta de Sâo Miguel

Neste fim-de-semana, José Maria Neves foi a presidir os actos de lançamento de mais duas importantes estradas no concelho de São Miguel, norte de Santiago, a de ligação entre Ribeira Principal e Hortelão (4 km) e também a de Ligação Pilão Cão e Ponta talho Ponta Talho, na Ribeira de São Miguel (2,4 km), e que dão acesso a duas importantes ribeiras, com todos os benefícios que isso acarreta ao concelho em geral e para o próprio país.

Para o Primeiro-Ministro, estas são mais duas importantes pedras na “parede de desenvolvimento” do país que a pouco e pouco vai vendo as peças deste “grande puzzle” se encaixarem, “água, barragens, luz, estradas, as coisas vão se encaixando”, diz. Não é ao acaso que estas duas estradas estão a ser construídas, um investimento global de aproximadamente 170 mil contos, e que irão ajudar a dinamizar a agricultura nestas importantes ribeiras, Principal e São Miguel, facilitando o escoamento de produtos.

A potencialidade dessas duas ribeiras para a prática agrícola é sobejamente conhecida, não sendo por acaso que neste momento está-se a ultimar os preparativos para a construção da barragem de Principal e já está nos planos a construção futura de mais uma barragem na Ribeira de São Miguel. Recorda-se ainda que a barragem de Flamengo, também em São Miguel, encontra-se em fase adiantada de construção, coma sua via de acesso que vai de Calhetona a Achada Falcão e Cruz Grande.

As duas estradas que deverão estar prontas num prazo de oito meses revestem-se de capital importância para as populações das respectivas ribeiras e são equipamentos que irão contribuir para a modernização e o desenvolvimento do concelho, conforme sublinhou o próprio Presidente da Câmara da Calheta de São Miguel, João Duarte, que recorda o drama anual que, sobretudo as populações das duas ribeiras enfrentam na época das chuvas em que são relegados ao isolamento por um ou até dois meses, devido aos danos nas vias de acesso.

Com essas estradas a Câmara ainda poderá poupar recursos financeiros significativos que por essas alturas são obrigados a canalizar para a reparação e limpeza das actuais vias longe de oferecerem as melhores condições de circulação e de segurança.

O Primeiro-Ministro enfatiza a importância de toda a política de infra-estruturação do país e que vai permitindo a maior competitividade do país e consequente melhoria das condições de vida das populações, como são exemplo essas duas estradas que trarão mais segurança na circulação nessas estradas e darão melhores condições às famílias que vivem e praticam a agricultura nessas ribeiras, de poderem desenvolver as suas actividades, juntamente com as construções de barragens, furos, etc.

As obras dessas duas estradas estão ao encargo da empresa nacional SCI- Spencer Imobiliária e Construções.