Notícias

Primeiro-Ministro reafirma compromisso do Governo com Município do Tarrafal

Hoje, 25 de abril de 2022, o dia em que o município do Tarrafal 105 anos da sua criação, o Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, José Ulisses Correia e Silva reafirmou o compromisso do Governo de Cabo Verde em continuar a investir no município.

O líder do Governo realçou que “Em infraestruturas, vamos concluir a estrada asfaltada para Fazenda, a estrada e a ponte de acesso à Zona de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI) de Alto Mira, reabilitação de casas e requalificação urbana no âmbito dos contratos programas assinados”.

O Primeiro-Ministro afirmou que a nível da Água e do Saneamento já está contratualizado investimentos de 98 mil contos até 2024, para massificar o acesso à água, casas de banho e saneamento, mas também, para gestão dos resíduos sólidos e utilização de águas residuais.

“No Turismo, além dos 474 mil contos iniciais, através do Programa Operacional do Turismo (POT), vamos acrescentar mais 155 mil contos, para requalificação da zona histórica de Mangue, infraestruturação da ZDTI de Alto Mira, miradouros, infraestruturas da requalificação da oferta , reabilitação do cais e zonas adjacentes para a pesca e turismo, incluindo a ancoração de barcos de recreio e iates, e continuar a requalificação da orla marítima e da cidade, e infraestruturas de apoio a Ribeira das Pratas”, disse o PM UCS.

Finalizando a lista de projetos do Governo em curso no município do Tarrafal o Primeiro-Ministro abordou a área da da cultura, o Museu do ex-Campo de Concentração, cuja a candidatura a património da humanidade já está concretizada, e já foi concluída a sua requalificação e os trabalhos para valorizar o museu estão em curso. Para além disso, Tarrafal é o próximo município a acolher o programa “Cidade Segura” à semelhança da Praia, São Vicente, Sal e Boa Vista.

O chefe do Governo exortou ainda os empresários, a aproveitarem as oportunidades do Programa de Retoma Económica com condições muito favoráveis: 3,5% da taxa de juros, com garantia do Estado que pode ir até 80%, pagamento até 10 anos, e um período de carência até 6 meses.