Com este novo sistema de abastecimento de água, cerca de 130 famílias passam a contar com água canalizada directamente das torneiras de suas casas, para além de que passam a contar com uma disponibilização do precioso líquido a dobrar.
De um consumo médio total de 12m3 ao dia, ou seja, 20L por habitação, o novo sistema permitirá uma adução de 25m3 de água ao reservatório de 50m3 construído dentro do projecto, e uma capitação média diária de aproximadamente 43L por habitação.
Para o Presidente do Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, financiadora e fiscalizadora do projecto, António Pedro Borges, tal inauguração constitui grande satisfação porque significa a concretização de mais um desafio, pois que com essa realização "passamos de uma taxa de ligação domiciliária (de água) de sete por cento para mais de 40%", salienta.
De acordo com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, essa inauguração é mais uma prova de que o Governo está a cumprir com a sua promessa feita em 2001, de trazer "mais água, mais luz, mais pão e mais palavra". Este lembra também o grande trabalho que está a ser feito a nível da electrificação rural e que ajudou a elevar a cobertura de luz de 50% em 2001 para 90% actualmente.
Assim como se está a trabalhar para que cada casa tenha a sua torneira, "o Governo está a trabalhar para que cada casa tenha também luz!", frisa o Chefe do Executivo.
Ainda este ano, serão inaugurados os sistemas de rede de distribuição domiciliária de água nas localidades de Calabaceira e Bota Ramo, também na Ribeira Grande de Santiago, faltando as redes das localidades de Penedo, Santana e Tronco cujas obras deverão iniciar também brevemente, com o financiamento da Cooperação Japonesa.
Também este ano, o Governo dará início às obras de mais três barragens na ilha de Santiago, sendo uma delas na ribeira de Salineiro, também no município de Ribeira Grande.
O sistema de abastecimento que ora inaugura foi financiado pelo INGRH, através de fundos do Tesouro, no valor total de 15.908.475 escudos e foi executado pela empresa Capital Manages Lda.
No mesmo dia, José Maria Neves, acompanhado do Ministro do Ambiente e do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos, José Maria Veiga, foi a entregar um conjunto de materiais e uma embarcação de pesca com sistema GPS e outros equipamentos modernos de segurança e navegação, à Associação dos Pescadores de Porto Mosquito.
Trata-se de um projecto do Ministério do Ambiente, do Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos e financiado pela Cooperação Francesa. Nos próximos dias será entregue um kit idêntico à comunidade de Rincão. O total destes dois investimentos é de 3 milhões e 200 mil escudos.