Para o Chefe do Governo, que presidiu a cerimónia de inauguração, a OASIS tem sido "uma grande e importante parceira de desenvolvimento, pois, onde há associações comunitárias há mais água, mais diques, mais agricultura, há novas tecnologias de rega e há, também intervenções no domínio da educação, da formação profissional, do emprego, enfim há melhor qualidade de vida", garantiu.
Como parceira do Governo, a organização alberga cerca de setenta e duas associações comunitárias de desenvolvimento, tendo como missão a realização de actividades comunitárias ligadas ao desenvolvimento comunitário e formação.
Com a concretização deste objectivo, a inauguração da sede que coincide com o seu décimo primeiro aniversário, a OASIS tem agora condições privilegiadas para a realização dos seus propósitos que é responder os anseios dos seus membros.
José Maria Neves parabeniza a OASIS pelo trabalho desenvolvido no seio das comunidades, promovendo um espírito empreendedor das pessoas, sobretudo a formação, criando oportunidades de emprego e, consequentemente combater a pobreza e ter melhor qualidade de vida. O Governo tem apoiado as associações através de contratos-programa para a realização de um conjunto de projectos, designadamente a nível de infra-estruturas e equipamentos sociais importantes para garantir o desenvolvimento integral das comunidades.
O associativismo, no entender do Primeiro Ministro, "poderá alavancar todo o processo de desenvolvimento" e apela a assumpção de um outro protagonismo por parte da sociedade civil para "juntos trabalharmos e assumirmos esse protagonismo, para que Cabo Verde possa ir mais longe nesta dinâmica de desenvolvimento".