Notícias

Primeiro Ministro inaugura obras de requalificação e construção da Orla Marítima de Rincão (S. Catarina)

As obras requalificação e construção da Orla Marítima de Rincão, avaliado em 41 mil contos, compreende duas áreas principais: a primeira inclui o Miradouro, localizado em frente à antiga fábrica e que se estende até a ponta do farol, ocupando cerca de 1.200 m². Esta parte destaca-se pela inclusão de um monumento em forma de "Gaita", em homenagem a Mamazinha Ferreira, o letreiro "I Love RINCÃO", e a reabilitação do farol.

O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, disse ontem em Rincão que a requalificação e construção da Orla Marítima desta aldeia situada no litoral de do concelho de Santa Catarina de Santiago, “é mais um passo na mudança da história daqueles que viveram no passado com estigma”, mas também, a desenvolver uma área com foco no turismo. “Criando condições para atrair investimentos, tanto da comunidade emigrante de Rincão e de Santa Catarina como de outros interessados em investir em hotéis, pensões e espaços de lazer”.

“Hoje, Rincão é uma referência em Santa Catarina. Após a inauguração, muitos vão querer visitar este lugar encantador à beira-mar, com uma população acolhedora e conhecedora do Funaná”, afirmou, acompanhado pelos Ministros Carlos Santos e Gilberto Silva.

Segundo o Chefe do Governo, este empreendimento está associado a duas homenagens importantes: “uma, a Mamazinha Ferreira, que representa uma parte significativa da cultura local e resiliência, e outra, em memória das vítimas do metanol de 1986, uma história trágica que é importante relembrar para que não se repita”.

A área ora inaugurada, faz parte do parque natural de Baía de Inferno e Monte Angra, e “é agora um espaço ambientalmente valorizado, com uma estratégia bem definida que beneficia todos”, considerou Ulisses Correia e Silva.

As obras requalificação e construção da Orla Marítima de Rincão, avaliado em 41 mil contos, compreende duas áreas principais: a primeira inclui o Miradouro, localizado em frente à antiga fábrica e que se estende até a ponta do farol, ocupando cerca de 1.200 m². Esta parte destaca-se pela inclusão de um monumento em forma de “Gaita”, em homenagem a Mamazinha Ferreira, o letreiro “I Love RINCÃO”, e a reabilitação do farol.

A segunda área, a Praça, ocupa aproximadamente 2.250 m² e inclui um quiosque, um parque fitness, um monumento em memória das vítimas do metanol de 1986, três escadarias de acesso, espaços verdes e iluminação pública.

A obra foi financiada pelo Governo , através do Fundo do Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina e o calcetamento pelo Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).