Notícias

Primeiro-Ministro inaugura novo reservatório de água para agricultura em Ribeira de Vinha

Trata-se de uma grande nova para os agricultores da região, conforme esses fizeram saber, que lhes permitirá aumentar consideravelmente a área irrigada naquela bacia. Actualmente cerca de 95 agricultores laboram nestas duas áreas que têm conhecido significativas melhorias com os sistemas de gota-a-gota instalados nos últimos tempos com o apoio do Governo.

Pelo menos 90% desses dois perímetros agrícolas possuem o sistema gota-a-gota e a actividade agrícola nessa região emprega cerca de 500 pessoas, segundo um porta-voz dos agricultores presentes na cerimónia de inauguração da referida infra-estrutura.

Neves realça mais uma vez a importância estratégica da agricultura no combate à pobreza e na criação de novos postos de trabalho, desafiando os agricultores a aumentarem as suas áreas irrigadas e a apostarem nas inovações tecnológicas, por forma a aumentarem a sua produção e poupar água, um recurso cada vez mais raro e valioso em Cabo Verde e no mundo todo.

Técnicas como a gota-a-gota, mas também como a hidroponia e a estufa  são alternativas apontadas pelo Chefe do Governo ao qual já há exemplos no país. Aliás, também nesta terça-feira, José Maria Neves visitou a estufa de Ribeira de Calhau, uma experiência implementada pelo Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos e, que custou cerca de um milhão de contos.

A associação de agricultores da região e responsável pela sua gestão produz essencialmente tomates, mas também morango e melancia com resultados animadores. O reservatório ora inaugurado é o nono, nos últimos anos, construído pela Delegação local do MADRRM.

Agricultores da Ribeira de Calhau vão receber títulos de propriedade do Governo

Ainda na terça-feira, José Maria Neves reuniu-se com os agricultores locais para debater o desenvolvimento do sector agrícola em São Vicente e, particularmente, na Ribeira de Calhau. Acompanhado do Ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga, Neves auscultou os agricultores e traçou uma perspectiva optimista com os vários investimentos que o Governo vem fazendo na captação de água e introdução de novas técnicas e espécies.

A principal novidade aqui, foi a confirmação de que nos próximos Conselhos de Ministros, será aprovado a decisão de transferir para os agricultores os títulos de propriedade dos cerca de 150 lotes cultivados, para que possam produzir mais e melhor.

Uma notícia, claro, que agradou aos beneficiários, que gostaram de ouvir sobre o novo banco agrícola em fase de construção e implementação e outras medidas que o Governo vai tomando para incentivar a modernização e industrialização da agricultura no país.

No mesmo dia, Neves visitou as instalações do novo empreendimento na praia de Calhau, o Viana Ocean Club e reuniu-se com a população do bairro da Ribeirinha no Mindelo. Nesta quarta-feira o destaque vai para mais uma "Conversa Directa" com a Juventude local, para além de visitas a empresas ligadas às actividades portuárias.