Pela terceira vez a cidade da Praia vai ser palco da Feira Internacional do Agronegócio, cujo acto inaugural, amanhã sexta-feira, 29 de Maio de 2015, às 17 horas, no pavilhao da FIC da Cidade da Praia, será presidido pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, com a participação de vários mebros do Governo, Corpo Diplomático e Organismos Internacionais sedeados no país.
Este evento, que na sua primeira edição contava com pouco mais de 50 expositores, conta nesta terceira edição com cerca de 120 expositores nacionais e internacionais, vindos de 6 países como Portugal, Espanha, Cuba, Itália, Senegal e São Tomé e Príncipe, entre outros.
Este certame pretende revolver o Cluster do Agronegócio, identificado como um dos sectores prioritários. Pretende-se, pois, que durante os dias 29,30 e 31 de Maio haja uma intensa troca de experiências e conhecimentos entre os expositores nacionais e internacionais, que seja um espaço privilegiado de negócio e de contacto, e ainda uma oportunidade para as empresas promoverem os seus produtos e/ou serviços, privilegiando, este ano, os métodos, as tecnologias e os procedimentos de agregação de valor aos produtos.
Sob o lema “Acrescentar Valor, Transformar e Internacionalizar”, esta feira visachamar a atenção dos produtores agrícolas para a importância da agregação de valor no aumento da rentabilidade da atividade e na conquista de novos mercados.
Como actividade paralela, será realizado um Workshop sob o lema “O Solo e a Produtividade Agrícola” tendo em conta que este ano a ONU declarou como o Ano Internacional dos Solos, a implementação do programa ACEXX, um evento de promoção de negócios e crescimento empresarial, promovido pela ADEI, bem como o lançamento oficial da campanha nacional de quarentena vegetal – combate à praga dos mil pés.