Depois do Sal e da Praia, a Casa do Cidadão chega agora à ilha do Porto Grande, cumprindo o plano de expansão da instituição como explica a gestora, Maria de Lurdes Barros. "Trata-se da resposta a uma justa reivindicação da população e dos operadores económicos da ilha. É mais uma etapa da implementação do Plano Estratégico da Casa do Cidadão e queremos levar aos utentes de São Vicente a mesma qualidade e morabeza que já caracteriza o nosso serviço" assegura a responsável.
A Casa do Cidadão em São Vicente conta com a presença de atendedores capacitados de forma a garantir o padrão da qualidade que sempre tem oferecido aos seus utentes. Serão disponibilizados serviços como a requisição de certidões, a criação de Empresa no Dia, a requisição de certificados de registos criminais, entre outros.
Para o Secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, a abertura do terceiro balcão presencial da Casa do Cidadão representa, sem dúvida, um ganho para o importantíssimo pólo de desenvolvimento que é São Vicente.
"A Casa do Cidadão é um espelho do novo paradigma da Administração Pública cabo-verdiana. Um serviço que se caracteriza pelo recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação, constantemente preocupada com a engenharia de processos e com a prestação de um atendimento de qualidade" realça.
Romeu Modesto afirma ainda que a intenção do Governo é transformar efectivamente a Administração Pública num espaço do cidadão, voltada para a melhoria das condições de vida dos cabo-verdianos e do ambiente de negócios no país.
"Queremos criar um ambiente favorável à atracção de investimento nacional e estrangeiro e à criação de empresas", disse.
Este objectivo vem sendo atingido a pouco e pouco, graças também à estreita parceria entre a Administração Pública Cabo-verdiana e Portuguesa, que já permitiu a abertura de um balcão da Casa do Cidadão em Portugal. Ainda no âmbito desta parceria o Governo português prepara-se para, muito em breve, abrir um balcão da Loja do Cidadão de Portugal, na Casa do Cidadão, de forma a permitir aos cidadãos portugueses residentes no arquipélago o acesso rápido e eficaz aos serviços Administração Pública portuguesa, conforme avança Romeu Modesto.
Logo no dia da inauguração, a Casa do Cidadão de São Vicente acolhe o segundo Workshop sobre Pagamentos Electrónicos, que permitirá aos operadores de São Vicente conhecerem melhor as vantagens dos Pagamentos Electrónicos.
Recorde-se que o primeiro Workshop sobre pagamentos electrónicos aconteceu na cidade da Praia no passado dia 31 de Março.