Notícias

Primeiro-Ministro homenageia Codé Di Dona

A localidade de São Francisco onde viveu, o Concelho de São Domingos onde nasceu Codé di Dona, a Praia, a ilha de Santiago e Cabo Verde estão de luto com a morte de um dos grandes expoentes da nossa música e da cultura cabo-verdiana em geral.

As palavras do Primeiro Ministro:

"Permita-me Excelência, Senhor Presidente da República, nesta Praia, que é bonita, lembrar e homenagear, Codé Di Dona, este grande homem da nossa cultura, que tinha febre di funana e nos lembrou o passado da fome, a fome de 47, para nos abrir os caminhos da liberdade. Neste Janeiro que assinalaremos a liberdade e a democracia, que homenagearemos Amílcar Cabral, este grande obreiro da Independência, cujo XXXV aniversário será comemorado este ano, com a grandeza que a data merece", palavras do Primeiro Ministro, José Maria Neves.

Como se costuma dizer, foi-se o homem e ficou a obra, e o Primeiro Ministro não quis ficar de fora desta onda de consternação, mas também de celebração pela herança que nos deixou. A simplicidade, porém profundidade de suas letras que retratavam o quotidiano do interior de Santiago, a história sofrida e a luta dos cabo-verdianos, como numa das suas canções mais emblemáticas (Fomi 47) e o som da sua gaita magistral, com certeza perdurarão por várias gerações de cabo-verdianos.

A esta homenagem se juntam também o staff do site www.governo .cv e, com certeza de todos os membros e funcionários do Governo.