O Primeiro Ministro, José Maria Neves, enviou hoje, quarta feira, 9 de Maio, as “calorosas saudações” ao Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, por ocasião do dia da Europa, assinalado hoje.
“De Cabo Verde e por ocasião da Festa da Europa, neste dia 9 de Maio, queira receber em nome do Governo e em meu nome próprio, as mais calorosas saudações e os nossos votos de renovados sucessos pessoais à frente da Comissão Europeia”, augura, José Maria Neves.
Para o Chefe do Governo, mais do que uma data, a Europa comemora a realização de “uma visão a partir do plano SCHUMAN de 9 de Maio de 1950 e de um percurso bem sucedido que, ambos, fizeram evoluir, progressivamente, esse continente de uma referência geográfica e histórica” para, no seu dizer, condição de actor global na cena mundial, promotor de valores e ideais humanistas, de paz, de solidariedade e de progresso económico.
Na mensagem, o Primeiro Ministro destacou o sucesso da Europa e o seu modelo de integração regional e “não há razão, para que não continue esperançado na capacidade da Europa em ultrapassar as dificuldades da crise actual a fim de que ela continue a ser um dos vectores da desenvolvimento do mundo”.
José Maria Neves regozija-se por Cabo Verde ter firmado em 2007, com a União Europeia uma Parceria Especial que, tem sido, segundo o Chefe do Governo, um instrumento precioso de diálogo político reforçado e de profícua cooperação entre ambos. “ Comemoramos, também este ano os cinco anos dessa Parceria e, conforme tivemos a oportunidade de convergir aquando do nosso encontro de 24 de Abril passado em Bruxelas, para além de avaliarmos positivamente os resultados, também, concordamos em aprofundá-la em outros domínios”, disse.
Jose Maria Neves afirma aguardar com muito interesse e prazer pela visita de Durão Barroso a Cabo Verde com vista “partilharmos” as celebrações do 5º aniversário desta Parceria Especial, em Novembro próximo.