Notícias

Primeiro Ministro enaltece escolha de Cabo Verde como Acelerador Global de Emprego e Proteção Social das Nações Unidas

"A escolha de Cabo Verde para este acelerador global é uma distinção, porque são poucos países escolhidos e são poucos países eleitos. Isso coloca foco internacional sobre nós, e abre oportunidades para reforçar a acção conjunta de financiamento e assistência, visando alcançar os nossos grandes objectivos prioritários", afirmou o Primeiro Ministro.

O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, manifestou esta manhã a sua satisfação pela escolha de Cabo Verde como Acelerador Global de Emprego e Proteção Social no âmbito da iniciativa das Nações Unidas, depois de ter apresentado a sua candidatura em parceria com Portugal, considerando que esta é “uma excelente noticia para os jovens cabo-verdianos”.

“A escolha de Cabo Verde para este acelerador global é uma distinção, porque são poucos países escolhidos e são poucos países eleitos. Isso coloca foco internacional sobre nós, e abre oportunidades para reforçar a acção conjunta de financiamento e assistência, visando alcançar os nossos grandes objectivos prioritários”, afirmou.

Cabo Verde candidatou ao Acelerador Global em parceria com Portugal, com um projeto ambicioso de formação profissional que responde aos grandes desafios da qualificação, da empregabilidade e da mobilidade laboral com proteção de direitos laborais.

Para Ulisses Correia e Silva, para além da distinção, este ato “é, para além do anúncio, um forte compromisso do Governo de Cabo Verde com o reforço da implementação de Políticas Ativas de Emprego, do Programa País para o Trabalho Digno e de Políticas de Inclusão e Proteção Social”, destacando que apenas um número restrito de países foi selecionado “com base no potencial de criar empregos e de garantir a proteção social através de políticas eficazes”.

“Esperamos com o Acelerador Global, reforçar a capacidade de financiamento para podermos, em parceria ativa, atingir os objetivos do emprego digno, da criação de oportunidades para os jovens, da redução da pobreza e da igualdade de género”, sublinhou o Primeiro Ministro, na cerimónia pública do anúncio que decorreu no Palácio da Várzea.

Para além de Ulisses Correia e Silva, usaram da palavra no evento,  a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, via web, e a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza