O Primeiro-Ministro, José Maria Pereira Neves, já se encontra em Yokohama, Japão, onde vai participar da V Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo Japão-África, tendo na agenda o reforço das relações bilaterais entre os dois países. Uma oportunidade, também, para o Governo cabo-verdiano estabelecer contactos com outros países daquela região e com alguns dos líderes dos países participantes no certame.
O Primeiro-Ministro chegou, finalmente no Japão, depois de uma longa viagem que, contabilizando as escalas em Portugal e Frankfurt, Alemanha, demorou mais de 24 horas. Eram cerca de 15h05, hora local, quando o voo 408 da Japan Airlines aterrizou no aeroporto internacional Narita em Tóquio, trazendo a bordo o Chefe do Governo cabo-verdiano.
No aeroporto, José Maria Neves foi muito bem acolhido por uma comitiva liderada pelo representante do Governo japonês, o Embaixador Susumo Segawa, conhecedor da realidade africana, ele que trabalhou ultimamente em Moçambique, acompanhado do embaixador cabo-verdiano para a China e Ásia, Júlio Morais.
Recorda-se que durante a sua estadia de quatro dias em terras nipónicas, o Chefe do Executivo cabo-verdiano tem previsto duas intervenções no certame organizado pelo Governo das «terras do Sol Nascente». A primeira, a decorrer já amanhã, dia 01 de Junho, sobre o tema “Economia Robusta e Sustentável”. A segunda intervenção do Primeiro-Ministro, insere-se numa sessão temática sobre “O reforço das bases sectoriais para o crescimento”, em que Neves irá centrar-se na competitividade da economia cabo-verdiana. É no dia 02 de Junho.
Já no primeiro dia da Cimeira TICAD V, os destaques na programação de José Maria Neves vão para a referida intervenção e, logo no início da manhã, um encontro com todos os chefes de Estado e de Governo participantes, a anteceder a cerimónia de abertura do referido certame, para a obrigatória foto família.
Ainda amanhã, Neves irá participar de um intercâmbio com executivos japoneses, para além de uma cerimónia com a presença do Imperador e da imperatriz do Japão. É, também, já este sábado, a cerimónia de abertura do stand de Cabo Verde numa Feira Africana inserida na Cimeira. Acompanhe os desenvolvimentos nos canais habituais de comunicação do Governo e do Primeiro-Ministro.