Antecipando a reunião, o Primeiro Ministro avança que irá ilustrar ao Pontífice um pouco do que tem sido a história de sucesso de Cabo Verde, um país considerado improvável e inviável em 1975, aquando da Independencia, e que é agora um País de Rendimento Médio e um exemplo de sucesso e de boa governação em África.
José Maria Neves aproveitará ainda para dar a conhecer ao Papa sobre o fervor cristão e, mais concretamente, católico que se vive em Cabo Verde, um país dos mais católicos de todo o continente africano.
A Igreja Católica, sublinha, tem estado na génese da formação identitária do homem e da mulher cabo-verdianos, desde os primórdios dos descobrimentos das nossas ilhas. Ainda hoje os valores da Igreja, como a liberdade, a solidariedade são aqueles que sustentam a sociedade cabo-verdiana.
Dizer-lhe também, que Cabo Verde tem sido uma experiencia de sucesso na transformação social, no desenvolvimento, é uma experiencia positiva em África. Representa uma outra África optimista, voltada para o futuro, que quer mostrar que o desenvolvimento em África é possivel.
Será ainda uma ocasião para efectivar um convite especial ao Santo Padre para visitar Cabo Verde, "para abençoar todo este processo de construcção do futuro e da dignidade humana em Cabo Verde".
Para além da audiência com o Papa Bento XVI, José Maria Neves estará na Praça São Pedro, no Vaticano, para assistir à missa efectuada pelo Pontífice.
Neves fala à Radio Vaticano
Nesta terça-feira, o Primeiro Ministro de Cabo Verde concedeu duas entrevistas no espaço de uma hora, uma em português e outra em Francês à Rádio Vaticano, tendo abordado sobre as negociações para a assinatura da Concordata com o Vaticano que tem a ver com questões de ordem jurídica no que tange à acção da Igreja no nosso país.
A Concordata pretende definir sobre o património da Igreja em Cabo Verde para além de aspectos ligados às relações entre as duas entidades.
Ainda nessa entrevista o Chefe do Executivo cabo-verdiano falou sobre o processo de transformação do país, o papel de CaboVerde na promoção do diálogo e da paz no Ocidente africano, entre outros temas de interesse que iremos publicar na íntegra em suporte sonoro, assim que possível.