“Temos que fazer uma grande frente aqui para resolver este problema, melhorar este score de vacinação de primeira, da segunda dose e dos adolescentes”, frisou.
O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva disse este sábado, em Santiago Norte, que a região precisa mudar o score de vacinação. “É uma região com muita mobilidade e representa cerca de 50% da população de Santiago por isso quer dizer que tem muita gente a vacinar e impacta a média nacional, por isso, temos de nos consciencializar que temos um problema para dar a devida atenção. Isto quer dizer que temos de fazer muito mais daquilo que temos feito, as autoridades e a população, principalmente.
Nessa região, a nível de vacinação, Santiago Norte (50,8%) está abaixo da média nacional (71%), e ainda, São Salvador do Mundo, Santa Catarina e Tarrafal estão abaixo da média de Santiago Norte. Temos que reconhecer este problema, porque significa que se está a vacinar muito menos daquilo que é a vacinação a nível nacional. Segundo, a região tem peso populacional em Cabo Verde, representa quase 50% da população de Santiago. Estamos a falar de mais de 120 mil pessoas com mobilidade diária. 50% dessa população não vacinada é muita gente sem vacina, os riscos são grandes, e a pressão que pode exercer sobre o sistema de saúde é enorme, e impacta a média nacional.
“Temos que fazer uma grande frente aqui para resolver este problema, melhorar este score de vacinação de primeira, da segunda dose e dos adolescentes”, frisou.
O Ministro da Saúde Arlindo do Rosário disse que, nos últimos dias, o país registou um terço de todos os casos registados em dois anos da pandemia e que o aumento de números de casos de covid19 pode ter impactos sobre o Sistema Nacional de Saúde. Por isso, já foi dada orientação para que as estruturas reativem o plano de contingência e reorganizem os serviços para darem respostas a outras situações não covid19.
Por isso, precisamos contar com as ferramentas que temos, a vacinação, o uso de máscara e as outras medidas.
Os dois governantes mais uma vez apelaram a consciência da população de Santiago Norte a aderirem á vacinação.