Notícias

Primeiro-Ministro de Luxemburgo visita Cabo Verde

O Primeiro-Ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, inicia na próxima segunda-feira, 3 de Março, uma visita de trabalho de dois dias a Cabo Verde, tendo em vista o reforço das relações de amizade e de cooperação entre o arquipélago de Cabo Verde e Luxemburgo.

Cabo Vede é o primeiro país a receber uma visita oficial do novo Chefe do Governo luxemburguês devido à excelência das relações entre os dois países. Alias, a deslocação de Xavier Bettel à cidade da Praia é uma oportunidade para José Maria Neves e Xavier Bettel analisarem e reavaliarem a cooperação bilateral.

A cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo tem os seus primórdios no início dos anos 80, tendo os dois países assinado o primeiro Programa Indicativo, PIC, em 2002, durante uma visita do antigo Primeiro-Ministro, Jean-Claude Juncker. A partir daí, Luxemburgo tem apoiado Cabo Verde na sua dinâmica de desenvolvimento nas áreas como a saúde, a educação, abastecimento de água e saneamento, ambiente e energias renováveis, entre outras.

A inauguração da Escola Secundária de Ponta Verde, financiada pela Cooperação luxemburguesa, na próxima terça-feira, 4, às 10:00 horas, presidida pelos dois Primeiros-Ministros, é o exemplo do excelente nível da cooperação existente. A infraestrutura, considerada jóia da coroa da educação na ilha do vulcão, é um dos maiores liceus construídos no país, em termos de tamanho e capacidade, como em qualidade.

À tarde, ou seja, às 15: 00 horas, José Maria Neves recebe o seu homólogo no Palácio do Governo para um tete-a-tete, seguido de um encontro de trabalho entre as delegações cabo-verdiana e luxemburguesa. Antes da sua deslocação à edilidade da Praia, os dois Primeiro Ministros proferem uma declaração à imprensa.

Ainda durante a tarde, Xavier Bettel efectua visitas de cortesia aos Presidentes da Assembleia Nacional e da República, Basilio Ramos e Jorge Carlos Fonseca, respectivamente.

Por volta das 20:00 horas (último dia de visita), o Chefe do Governo de Cabo Verde oferece um jantar em honra do seu homólogo luxemburguês na Escola de Hotelaria e Turismo, que resultou da parceria entre o Governo de Cabo Verde e a Cooperação Luxemburguesa.