Notícias

Primeiro Ministro dá posse aos novos Órgãos autárquicos de S. Vicente e Helena Fortes é escolhida para Presidente da Assembleia Municipal

Em jeito de anuncio, Ulisses Correia e Silva elencou um conjunto de obras e realizações que irão acontecer em S. Vicente, em 2025, como por exemplo, a requalificação do calçadão da Avenida Marginal e asfaltagem da estrada Mindelo/Calhau.  “Serão concluídas as obras de construção de 236 casas sociais em Ribeira Julião e 66 casas em Iraque; reabilitar e modernizar o Mercado de Peixe, criando as condições para que seja um ponto de desembarque de pescado com uma área envolvente”.

O Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, presidiu esta manhã à cerimónia de Instalação dos Órgãos Municipais em S. Vicente, felicitando os empossados e todos munícipes pelo comportamento cívico e democrata que tiveram nas eleições autárquicas, apesar do elevado nível de abstenção registado.

“As eleições do dia 01 de dezembro não deram ao partido vencedor maioria absoluta.  Por isso, o sentido de compromisso para com S. Vicente deverá prevalecer sobre todos os outros interesses para que se possa garantir estabilidade e governabilidade do município”, declarou aos mindelenses, ciente de que o seu apelo é também “o sentimento e as expetativas dos cidadãos de S. Vicente”.

A ocasião serviu também para o Chefe do Executivo garantir ao Presidente reeleito, Augusto Neves, e a todos sanvicentinos que o Governo continuará a trabalhar com a mesma atitude de parceria que tem demonstrado. “Os resultados e os benefícios são para as pessoas, para as pessoas de S. Vicente, pois a finalidade é comum: desenvolver o município de forma convergente com a estratégia nacional de desenvolvimento para estimular e dinamizar a economia local, qualificar a mão-de-obra, estimular a inovação e desenvolver as infraestruturas locais”.

Várias realizações em 2025

Em jeito de anuncio, Ulisses Correia e Silva elencou um conjunto de obras e realizações que irão acontecer em S. Vicente, em 2025, como por exemplo, a requalificação do calçadão da Avenida Marginal e asfaltagem da estrada Mindelo/Calhau.  “Serão concluídas as obras de construção de 236 casas sociais em Ribeira Julião e 66 casas em Iraque; reabilitar e modernizar o Mercado de Peixe, criando as condições para que seja um ponto de desembarque de pescado com uma área envolvente”, prometeu.

“As obras do Terminal de Cruzeiros serão concluídas, e os processos concursais para a expansão do Porto Grande para operações de transhipment, e reabilitação e modernização da CABNAVE vão avançar, criando mais e melhores condições para o sector da economia azul”, avanções ainda o Primeiro Ministro de Cabo Verde.

Vão ser concluídas outras grandes obras, como o Data Center e Parque Tecnológico; o Parque Solar (que irá duplicar a capacidade de Energias Renováveis na ilha de S. Vicente), assim como a dessalinizadora da Ribeira de Calhau, levando mais água para agricultura.

Em relação ao sector da saúde, Ulisses Correia e Silva garantiu que irão ser concluídas as obras do Centro Ambulatorial e a Nova Maternidade e Pediatria do Hospital Baptista de Sousa, e o Centro Saúde de Monte Sossego será construído. Vamos reforçar o Projeto Cidade Segura com câmaras de videovigilância nas outras artérias da cidade do Mindelo.

“Auguro, pois, sucessos às equipas empossadas, nesta ingente e nobre tarefa, reiterando a disponibilidade do Governo da República para uma sã, leal e frutuosa colaboração institucional, no quadro da autonomia dos Municípios assegurada pela Constituição da República, a bem da população de São Vicente e de todo o Cabo Verde”, conclui no seu discurso que terminou ao início da tarde, já depois da eleição da nova Presidente da Assembleia Municipal de S. Vicente que ficou agora a cargo da candidata vencedora nas eleições do dia 01, pela lista do MpD, Helena Fortes.