Notícias

Primeiro Ministro dá aula especial a alunos do Liceu Pedro Gomes

Depois de visitar as instalações da Escola Secundária Pedro Gomes, o Chefe do Governo reuniu-se com os alunos para uma prelecção sobre as oportunidades que se abrem à juventude cabo-verdiana com a nova dinâmica de desenvolvimento do país.

Para José Maria Neves, a dinâmica de transformação que este Executivo conseguiu implementar no país, faz com que cada vez mais hajam mais oportunidades para os jovens cabo-verdianos.

As primeiras oportunidades derivam das melhores condições na educação proporcionadas pelos grandes investimentos feitos a nível do ensino convencional, como a nível da formação profissional, do ensino superior etc., ao longo da gestão dos dois Governos liderados por José Maria Neves, e que acabam por democratizar o acesso a uma formação de maior qualidade.

"Hoje temos mais de 46 liceus, temos mais seis em construção, temos a Universidade de Cabo Verde, as refeições quentes nas escolas, há os transportes escolares, os kits e as propinas escolares, bolsas de estudos, entre outros, pelo que há mais oportunidades", salienta. Mais, o crescimento e desenvolvimento do país fazem com que cada vez mais haja mais e maiores perspectivas de trabalho e carreira.

Toda essa dinâmica a juntar com os programas do Governo, caso do Programa "Mundo Novo" e o projecto "Cada Aluno, Cada Professor, um Computador" (ver texto: "Governo mobiliza distribuição de computadores pelas escolas"), abrem mais e novas perspectivas à juventude.

Contudo, sublinha, cabe aos jovens aproveitarem ou não estas mesmas oportunidades. "É preciso estudar, ter uma cultura de trabalho árduo para que os jovens possam agarrar essas oportunidades e serem bons profissionais". Em suma, não basta saber, temos que cultivar uma cultura de excelência, de sermos os melhores para que cada jovem e Cabo Verde possa competir com os demais.

Foi uma sessão bastante participada em que os alunos da E.S.PG surpreenderam com a qualidade das intervenções, com perguntas ou sugestões para a melhoria do sistema de ensino no país. Entre essas reivindicações, estes reclamam por um ensino mais incisivo sobre a história e a cultura de Cabo Verde nas escolas, bem como sobre a vida e obra de heróis, em especial Amílcar Cabral.

Outras preocupações dos alunos referem-se à nova revisão curricular, à maior participação dos Estudantes nas decisões que se referem às melhorias no sistema de ensino, etc. Intervenções essas que tanto o PM quanto a Ministra da Educação, Vera Duarte, auscultaram com atenção e prometem ter em devida conta.

Como parte das actividades de hoje, o PM também visitou a Sala Especial para alunos surdos na escola Básica Eugénio Tavares, que fica logo ao lado da E.S.PG.