O Chefe do Governo presidiu a cerimónia que ocorreu na cidade de Tarrafal, no norte de Santiago, e que viu José Maria Neves e representantes das empresas e instituições parceiras da ICASE, oferecerem alguns kits escolares, num acto simbólico.
O programa que vem crescendo, mostra o esforço do Governo, através da FICASE, de apoiar cada vez um maior número de alunos carenciados como aposta na educação das crianças e jovens do país.
Cerca de 40 mil estudantes do Ensino Básico serão contemplados com material de primeira necessidade para os seus estudos, nomeadamente mochilas, cadernos, lápis e canetas e, inclusive, batas escolares.
Tudo isso graças ao esforço dos responsáveis da FICASE e do Ministério da Educação, mas também, à parceria de empresas e instituições que se associaram a este programa, casos da CVTelecom, Caixa Económica, Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), Compal, Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC) e o Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e que mereceram o reconhecimento do Primeiro Ministro.
O Chefe do Executivo salienta que ajudar as crianças mais desfavorecidas e investir na sua educação é a única forma de criar as tais escolas cidadãs (integradoras), escolas de sucesso.
Este é apenas um dos exemplos do esforço do Executivo em patrocinar políticas sociais solidárias, aliás, esforço que é reconhecido por governos e instituições do mundo inteiro.
É o caso, que Neves fez questão de recordar, do Programa Mundial de Alimentação (PAM) que na semana passada, em uma cerimónia inesquecível e histórica, marcou a passagem das responsabilidades do programa de cantinas escolares, que até então era financiado, quase na sua totalidade, pelo PAM ao Governo de Cabo Verde.
O programa das cantinas escolares continuará, agora sob total responsabilidade da governação do país, a beneficiar mais de 100 mil crianças nas escolas com refeições quentes. O momento, voltou a frisar o Chefe do Executivo, é de orgulho e uma honra para as cabo-verdianas e cabo-verdianos, pois mostra que "o país cresceu, que estamos em condições de assumir tal responsabilidade".
Neves recorda dos elogios e palavras de encorajamento dos embaixadores de todo o mundo presentes que assinalaram a determinação e coragem de Cabo Verde, um país que, como foi por várias vezes frisado durante a cerimónia, é um exemplo e inspiração para muitas nações do mundo.
Por esse facto, José Maria Neves foi, inclusive, agraciado com um Diploma de Campeão na Luta Contra a Fome, pelo seu papel de liderança em relação a esse programa em Cabo Verde.