O Primeiro – Ministro, José Maria Neves, profere hoje, sexta-feira, 07 de Junho, às 10:30 horas, uma conferência de imprensa para apresentar os resultados da sua recente visita ao Japão, que teve lugar entre os dias 01 e 03 de Junho.
Para além da sua participação na Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento em África, que marcou os vinte anos da cooperação entre o Japão e a África, o Chefe do Governo manteve vários encontros bilaterais, sendo de destacar a reunião com o seu homólogo, Shinzu Abe.
Durante o encontro o governante japonês anunciou uma nova linha de crédito a Cabo Verde no valor de 68 milhões de USD para o financiamento de vários projectos. Uma visita que marca uma viragem nas relações de cooperação entre o nosso arquipélago e o Japão.
Ainda no âmbito do TICAD V, o nosso país teve a oportunidade de promover três encontros bilaterais com o país nipónico ao longo desta visita do Primeiro-Ministro, José Maria Neves, sendo de destacar o encontro com o seu homólogo Shinzu Abe, com os resultados que já se conhecem, ou seja, o anúncio de uma nova linha de crédito a Cabo Verde no valor de 50 milhões de USD para o financiamento do projeto de melhoria das redes de produção e distribuição de energia, em curso um pouco por todas as ilhas.
Outro projeto que irá contar com o financiamento japonês é o da dessalinização de água em Santiago-norte, que contribuirá com 18 milhões USD. O Governo de Cabo verde ainda, representado por José Luís Rocha, reuniu-se com o Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros japonês e com o Vice-presidente da JICA (Agência de Cooperação Japonesa).