Notícias

Primeiro-Ministro apoia investigação científica em Cabo Verde

De acordo com o representante da Associação dos Jovens Investigadores Cabo-verdianos, Francisco Carvalho, a conversa com o Primeiro-Ministro foi bastante profícuo, no sentido em que permitiu apresentar a preocupação da Associação em relação à investigação em Cabo Verde e à investigação feita por cabo-verdianos na diáspora e "sensibilizá-lo para a importância da investigação em Cabo Verde.

Na sequência, os membros da associação presente no encontro, que decorreu no Gabinete do PM, no Palácio da Várzea, apresentaram os seus argumentos para a necessidade da criação de "uma estrutura vocacionada para o financiamento da investigação".

Essa estrutura ou fundo teria a função de financiar encontros nacionais e internacionais em que participem jovens investigadores nacionais, bem como projectos de investigação de cabo-verdianos no país e na diáspora, perante o concurso dos candidatos.

Uma ideia que, segundo ele, já tiveram oportunidade de defender perante outras entidades cabo-verdianas e que será "fundamental" para o futuro da investigação no país. Para já, o grupo que se reuniu com o PM diz-se satisfeito com a "abertura e sensibilização" de José Maria Neves para a questão da investigação em para Cabo Verde.

Foi também uma oportunidade de garantir o apoio do Governo para a realização do terceiro Encontro dos Jovens Investigadores Cabo-verdianos, a se realizar pela segunda vez na cidade da Praia em Dezembro próximo, e convidar o PM a participar do Encontro. Convite que este se prontificou a aceitar, ficando esta participação, no entanto, pendente da preenchida agenda do PM.