Notícias

Primeiro Ministro apela autarcas do Fogo a trabalharem juntos para o desenvolvimento da ilha

Foi com um discurso de união, que o Primeiro-Ministro, testemunhou a tomada de posse dos novos órgãos municipais de São Filipe, Fogo, que aconteceu ontem, 29 de setembro.

Sao_filipe_site.jpg

 “Juntos vamos colocar o Fogo num outro patamar de desenvolvimento. Esta é uma ilha de gente empreendedora, com história e identidade; uma ilha com uma vasta diáspora nos EUA; uma ilha com um património natural único em Cabo Verde, o vulcão”, exorta.

É que para Ulisses Correia e Silva são fatores importantes para despoletar o desenvolvimento. O que se precisa, diz, é de um ambiente politico e institucional favorável à boa governação e à libertação da energia criadora e inovadora dos cidadãos, para participarem nas soluções e assumirem responsabilidades que afetam as suas vidas e o bem comum. 

Partindo desse pressuposto, avança, é prioridade do governo, criar esse ambiente, porquanto, sabe, que é também, uma prioridade absoluta dos presidentes das câmaras do Fogo.

“O bom ambiente de negócios passa: a nível da burocracia, da atitude, da fiscalidade e do financiamento, para que os que querem investir, criar empresas, desenvolver os negócios existentes o possam fazer, criando riqueza e oportunidades de emprego que beneficiam a sociedade”, explica, reiterando, que vão trabalhar juntos para tornar a ilha do Fogo, numa referencia única em Cabo Verde, de um turismo ecológico e de natureza centrado na valorização do vulcão e na reserva mundial da biosfera, que pretende para a zona de Chã das Caldeiras e do Parque Natural.

O ensino superior no Fogo para o ano lectivo 2017/2018, o desenvolvimento da proteção civil e a iluminação da pista do aeroporto de São Filipe, para poder receber voos à noite, são outros compromissos que o Chefe do Executivo assumiu para com a ilha, realçando, que a cidade de São Filipe merecerá uma atenção especial do Governo.

Por outro lado, Ulisses Correia e Silva, instou o recém-eleito Presidente Jorge Nogueira, a fazer da Câmara Municipal de São Filipe e da sua governação, um espaço onde os munícipes se sintam representados sem qualquer tipo de discriminação e com auto-estima.