Notícias

Primeiro Ministro apela atenção especial aos pequenos Estados Insulares

 

Neste sentido, o Primeiro Ministro considerou imperioso a retoma e a implementação da "Estratégia Internacional das Maurícias", que visa acelerar a aplicação do Plano de Acção de Barbados para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. "A Comunidade das Nações Unidas não deve deixar de reconhecer que, pela sua génese, pelo seu papel ao longo da História, os pequenos Estados Insulares constituem um "Património da Humanidade", apelou.

José Maria Neves exemplificou a caso de Cabo Verde, sustentando que o arquipélago, pela sua localização, dimensão, orografia e carácter insular do seu território, constitui um caso de convergência e de concentração dos efeitos negativos das mudanças climáticas.

"É inquestionável o impacto da seca e da desertificação sobre o rendimento das famílias e nível da pobreza. Por outro lado, minam os esforços do Governo e condicionam sobremaneira a arrecadação e a alocação de recursos para o financiamento do desenvolvimento", defendeu o Primeiro Ministro.

Face ao desafio de mudanças climáticas, o Chefe do Governo recordou o papel de destaque que as Nações Unidas tiveram e continuam a ter na congregação dos esforços para a tomada de consciência sobre este problema "crucial para o porvir da humanidade".

Cabo Verde está apostado em vencer esta nova etapa de desenvolvimento, mediante estratégias e decisões ousadas de transformação do país e é com este espírito, desafiou José Maria Neves, que "nos permitirá enfrentar desafios da graduação sendo certo que deveremos, durante este período de transição, poder contar com um forte apoio da Comunidade Internacional, para fazer face às vulnerabilidades estruturais e novas de Cabo Verde".

Para além das mudanças climáticas, José Maria Neves falou da criminalidade organizada, do terrorismo que representam, no dizer do Chefe do Governo, "ameaças para a segurança das pessoas e o próprio Estado de Direito Democrático, uma vez que corrompem valores, comprometem o desenvolvimento e hipotecam os anseios mais legítimos dos povos". (leia no Link dos Discursos/Comunicados a mensagem do Primeiro Ministro)