Notícias

Primeiro -Ministro anuncia eleições autárquicas para 01 de Julho

O Primeiro-Ministro anunciou, nesta quinta-feira, 12 de Abril de 2012, após mais uma sessão do Conselho de Ministros, a decisão do Governo de marcar a data das próximas eleições autárquicas para o dia 01 de Julho próximo. Uma data que, segundo José Maria Neves vai de acordo com o entendimento de todos os partidos políticos, após ter auscultado as suas preocupações e posições.

De acordo com o Chefe do Executivo, a opção pela data tem a ver com uma questão de “bom senso”, isso, aponta, “para fazer convergir as propostas de todos os partidos políticos”. Recorda-se que a UCID teria apontado duas datas da sua preferência, sendo o 01 de Julho uma delas e também o dia 17 de Junho.

Por seu lado, o MpD apontava o dia 17 de Junho como data preferencial ao mesmo tempo que mostrava abertura para uma outra data, desde que não coincidisse com o 24 de Junho e que pudesse ser antes do dia 05 de Julho. A primeira data, 17 de Junho, era já impossível do “ponto de vista técnico”, segundo Neves, “tendo em conta o feriado da Semana Santa”, o que dificultaria a marcação e publicação do diploma da data das eleições em tempo útil, ou seja até 70 dias antes.

Assim, o Governo entendeu ser o 01 de Julho a data mais consensual tendo em conta, também as sugestões dos outros partidos, nomeadamente o PTS que propunha a primeira quinzena de Julho e o PAICV que por seu lado apontava para o dia 15 de Julho.

Questionado sobre alguma possível preocupação coma situação da Comissão Nacional das Eleições que está em fim de mandato e não foi ainda substituída, o Primeiro-Ministro descartou quaisquer dificuldades, já que a Comissão de substituição com quatro membros “está a funcionar normalmente”.

Todavia, o Chefe do Executivo mostra alguma esperança de que venha a haver consensos no Parlamento em relação à nomeação de uma nova Comissão Nacional de eleições, o que “seria preferível”. Não havendo esses consensos “não há problemas no funcionamento desta actual Comissão” como, aliás, mostraram as últimas Eleições Presidenciais.