Neste sábado, 25, no ato de inauguração da Suinave, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, adiantou que o Governo está a finalizar para este semestre, um conjunto de instrumentos que vão responder aos principais constrangimentos dos empresários em matéria de financiamento – o Fundo de Capital de Risco e o Fundo de Garantia Soberana, instrumentos de financiamento de Start Ups e projetos de PME’s e partilha de riscos entre o Empresário, a Banca e o Estado.
A restruturação da ADEI, passará a estar mais focalizado no apoio ao empreendedorismo, principalmente jovem, e à atribuição de competências às Câmaras de Comércio, dotando-as de mais instrumentos de apoio ao empresariado, são outras medidas anunciadas, para este ano.
Igualmente, anunciou, que em breve entrará uma nova companhia marítima no mercado nacional para responder os desafios que considera um dos principais motivos de estrangulamento que os empresários enfrentam atualmente.
“A companhia marítima fará ligações entre Espanha-Cabo Verde e Senegal, abrindo rotas que dar respostas a capacidade do país”, sustentou.