Convidado especial num jantar de gala realizado pela comunidade de New Jersey, José Maria Neves foi alvo de uma recepção calorosa dos presentes que encheram o salão do Restaurante Casa Seabras na Jefferson Street na cidade de Newark, onde todos faziam questão de tirar fotos ao lado do Primeiro-Ministro e trocar impressões.
"Queremos que saiba que aqui em New Jersey e nos Estados Unidos o senhor tem as portas sempre abertas na Comunidade. Nós aqui somos todos seus amigos", disse o cabo-verdiano Ivandro Silva um dos intervenientes da noite, há muito radicado naquele Estado e um influente representante sindical, sob os aplausos entusiásticos da plateia.
Por sua vez, José Maria Neves aproveitou para agradecer o carinho e a amizade e retribuir com "um abraço de Cabo Verde". Como tem sido regra nas suas visitas às nossas comunidades na diáspora, Neves levou uma mensagem de optimismo e de certeza no futuro de Cabo Verde, que hoje "é um país possível".
A passagem do país para o grupo dos Países de Rendimento Médio, o único nos últimos 30 anos a conseguir tal proeza de entre os países subdesenvolvidos, o crescimento e o desenvolvimento conseguidos, sobretudo nesses nove anos de Governação de José Maria Neves.
Assim como aconteceu em New Jersey, também a Comunidade que esteve presente em Bridgeport, na sede da Associação dos cabo-verdianos daquela cidade do estado de Connecticut, Neves fez uma breve antecipação do que seria o seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na segunda-feira, salientando os ganhos extraordinários que Cabo Verde tem conseguido, especialmente nos últimos nove anos e que coincidem com a sua governação.
A adesão de Cabo Verde à Organização Mundial do Comércio, a Parceria Especial com a União Europeia, as enormes conquistas ao nível da educação, da saúde e ao nível da equidade de géneros e participação das mulheres no desenvolvimento do país, etc e em que Cabo Verde já conseguiu atingir os Objectivos do Milénio (OM).
Aliás, Cabo Verde, como a própria Nações Unidas reconhece, é um dos poucos países, um dos dois em África, em linha para alcançar todos os Objectivos do (OM) até 2015. Por isso mesmo, Cabo Verde esteve em destaque na Assembleia Geral da ONU, nesta segunda-feira, que tratava justamente deste tema, com José Maria Neves destacado para falar da bem sucedida experiência cabo-verdiana.
Ainda no que concerne à Comunidade, o Chefe do Governo foi também alvo de uma recepção calorosa em outra cidade de Connecticut, numa recepção que aconteceu no restaurante Krioula.
De referir que na recepção de New Jersey esteve presente o deputado estadual, Alberto Gomes, ele que representa os cabo-verdianos ali residentes junto ao Governo estadual, enquanto em Bridgeport estiveram o Senador Ed Gomes, um descendente de cabo-verdianos, para além do Deputado Estadual Andres Ayala e um representante do Mayor da cidade (presidente do Governo da cidade), que fizeram questão de dar as boas vindas ao Primeiro-Ministro.
Também no encontro de Waterbury esteve presente o Mayor da cidade, que congratulou o Primeiro-Ministro e a Comunidade crioula pela sua contribuição pelo desenvolvimento da região.