O Chefe do Governo disse que Cabo Verde já é um país de rendimento médio o que, no seu entender, é muito bom porque demonstra que "temos avançado enquanto Nação. Demonstra também que temos condições para continuar a avançar".
José Maria Neves sublinhou que ser país de rendimento não é um objectivo final, mas sim uma etapa de transição. "A nossa visão é a de que teremos de subir na escala dos países de rendimento médio para chegarmos a um estádio de desenvolvimento superior", realçou.
Entretanto, o Primeiro Ministro recordou que 2007 foi um ano muito positivo para Cabo Verde, enumerando os vários ganhos conseguidos designadamente o crescimento da economia, a diminuição do desemprego e da pobreza, a estabilidade e a credibilidade que o Chefe do Governo considera estar em "alta". José Maria Neves destacou outros ganhos alcançados com a construção de importantes infra-estruturas turísticas e industriais que vão ter impacto económico e social já em 2008 e nos anos seguintes.
A Parceria Especial com a União Europeia e a adesão de Cabo Verde à Organização do Comércio foram, igualmente, destacados por José Maria Neves.
(Ler no Link dos Discursos/Comunicados o discurso do Primeiro Ministro)