Notícias

Primeiro-ministro acredita em novo impulso turístico para Tarrafal

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que esta quinta-feira, 10, esteve de visita ao Tarrafal, acredita que o município deverá conhecer um “boom” turístico brevemente. Segundo o chefe do governo, há pelo menos 6 projetos, uns em curso e outros programados, de estabelecimento hoteleiros em construção, entre os quais do Grupo Oásis cuja primeira pedra será lançada no dia 14, em Ribeira da Prata, o Chã de Baixo Resort” que vai a bom ritmo, além de outros três que estão previstos, o que demostra “que temos uma boa dinâmica do investimento privado em Tarrafal”.

É o que o município está a precisar para arrancar fortemente o desenvolvimento do turismo. De acordo com Ulisses Correia e Silva, sem hotéis e outros estabelecimentos hoteleiros de referência, este setor continua sendo muito mitigado. Da mesma forma, destacou um outro fenómeno “interessante”, que está a despontar tanto em Tarrafal como em outros concelhos, que é o turismo de habitação.

“É o que podemos ver em plataformas como o booking e outras, com crescimento relevante no país. Conjugando tudo isso, estabelecimentos hoteleiros de alguma dimensão e outras ofertas diversificadas, com ligações estreitas à economia local, conseguiremos mais dinâmicas económicas e abrir mercados internos, na área agroalimentar, no artesanato, industrias criativas, etc.”, apontou o Primeiro-ministro.

Em relação aos pequenos empreendimentos, o Chefe do Executivo cabo-verdiano foi categórico em afirmar que a orientação tem sido clara, quer através da Pró Empresa, o IEFP, e outras instituições que trabalham perto dos empresários, de que é necessário facilitar o acesso aos mecanismos de financiamento e prestar todo o apoio necessário ao desenvolvimento de negócios aos pequenos operadores.

“Conhecemos hoje bons exemplos de investimentos e demostrativos da capacidade empreendedora, onde devemos intervir e apoiar com créditos em condições favoráveis, formação profissional, incentivos fiscais, e outros, e permitir que avancem”, assegurou Correia e Silva, apontando como exemplo, o empreendedor que quer construir um Centro Multilinguas em Tarrafal, aquele que já investiu 8 mil contos na construção de um barco de pescas, faltando apenas cerca de 5 mil contos para o concluir, no sentido de merecerem o  apoio total do governo.

“Estamos engajados com isso e já temos um compromisso muito forte com esses pequenos operadores”, afirmou, mostrando que o barco será rendimento direto para a família, além de mais 18 pescadores que serão empregados.

O Primeiro-ministro continua o ciclo de visitas aos municípios de Santiago Norte, sendo que hoje, sexta-feira,11, estará em Santa Catarina. No dia 12, fará São Salvador do Mundo e Órgãos. Ulisses Correia e Silva faz-se acompanhar de uma importante Delegação composta do Ministro do Turismo e Transportes, José da Silva Gonçalves, do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, do Ministro da Agricultura e Ambiente e da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, além dos representantes de instituições como a Pró Empresa, o IEFP e da Associação de Turismo de Santiago(ATS). O foco é na dinamização da economia Local.