Notícias

Primeiras 50 famílias de Porto Novo beneficiadas com Casa Para Todos

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, inaugurou durante a sua visita a Santo Antão, o primeiro complexo Casa para Todos. Ao todo, foram construídas 50 habitações de interesse social, sendo 40 para a Classe A e 10 para a classe B.

Além das 50 moradias, este complexo habitacional é constituído ainda por um conjunto de espaços comerciais, praça com pequeno parque infantil e infraestruturação interna completa da área de implantação, em Chã de Matinho Norte.

Trata-se, pois, de empreendimentos que proporcionam, perfeitamente, a integração no tecido social e urbano, disponibilizando aos moradores e utilizadores um conjunto de equipamentos sociais e urbanos.

No âmbito do “Programa Casa para Todos” está prevista a construção de um total de 6.010 Habitações de Interesse Social, tornando-se assim realidade o “sonho” de casa própria e de um habitat condigno para centenas de famílias cabo-verdianas.

O Governo vai prosseguir com as construções de novos blocos de moradias de interesse social, no município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, no âmbito do programa “Casa para Todos”.

A garantia foi dada, este domingo, 29, no Porto Novo, pelo ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, durante o acto de entrega das chaves às famílias beneficiárias do primeiro bloco de habitações de interesse social, construído, neste concelho, no âmbito o programa “Casa para Todos”.

Antero Veiga assegurou que o programa vai continuar a contemplar Porto Novo, onde se prevê, nos próximos anos, a construção de mais 200 (duzentas) casas, para responder ao “défice” habitacional ainda existe neste município santantonense.

Este primeiro bloco de moradas, inaugurado, este domingo, é constituído por 50 habitações de interesse social, sendo 40 para a classe A e 10 para a classe B, e custou cerca de 132 mil contos.

As famílias contempladas dizem ter realizado “o sonho” de ter uma casa própria.

O acto de entrega das chaves foi presidido pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, que, esta segunda-feira, cumpre o segundo, e o último, dia da visita a Porto Novo, aonde se deslocou para a inauguração e lançamento de projectos de desenvolvimento deste concelho.

José Neves, além de presidir ao acto de instalação da Região Sanitária de Santo Antão, inaugurou, no primeiro dia da visita, a unidade de transformação do pescado e o empreendimento habitacional “Casa para Todos”, deslocando-se hoje ao interior do concelho para a inauguração dos projectos de electrificação de Ponte Sul/Chã de Mato, de Chã de São Tomé e do Tarrafal de Monte Trigo, bem assim o lançamento das obras de construção da estrada Campo Redondo/Tarrafal de Monte Trigo.

A edil do Porto Novo, Rosa Rocha, falando no acto de entrega das chaves às famílias beneficiárias do programa “Casa para Todos”, agradeceu ao primeiro-ministro pelos investimentos que o Governo tem estado a realizar em Santo Antão, considerando que “nunca esta ilha teve tantos investimentos importantes”.

Destacando os investimentos já feitos na ilha no domínio rodoviário e portuário, da electrificação, da agricultura, Rosa Rocha diz esperar que o executivo continue a investir em Santo Antão, designadamente no domínio habitacional.