A primeira fase das obras de modernização e ampliação do Porto da Praia está a acontecer em bom ritmo e tudo indica que deverá estar pronto no tempo previsto, ou seja, em Setembro próximo. O impacto dessa obra de grande envergadura, diz o Primeiro-Ministro, será “extraordinário”, tanto para o desenvolvimento da cidade da Praia como para todo o país.
Esta primeira fase inclui vias de acesso ao porto, ligando à via de acesso ao aeroporto, o “Cargo Village” com dois grandes armazéns, pavimentação e ampliação do cais número dois entre outras intervenções que compõe uma das obras de maior vulto jamais realizadas em Cabo Verde.
Ao que tudo indica esta primeira fase, avaliada em 42.3 milhões de dólares e financiada pelo Millenium Challenge Account, deverá estar concluída em Setembro próximo, incluindo as obras marítimas ou de ampliação do cais existente e a construção de mais um cais.
José Maria Neves, acompanhado do Ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio Sousa e de outros membros do Governo visitou, nesta segunda-feira, as obras de modernização e ampliação do Porto da Praia para se inteirar do curso das mesmas, tendo constatado o seu bom ritmo.
Trata-se de obras de elevada importância, com “um impacto extraordinário” e que trarão um “contributo substancial” para a estratégia de crescimento e desenvolvimento da cidade da Praia e do país em geral, aponta José Maria Neves.
Entretanto, está-se já a ultimar os preparativos para a arrancada, já no segundo semestre de 2010, da segunda fase das obras de ampliação e modernização do Porto da Praia. Essa próxima etapa será financiada dentro da linha de crédito de 100 milhões de Euros, aberta a Cabo Verde pela cooperação portuguesa, para a modernização dos portos do país.
Para além dos benefícios, no que concerne às condições logísticas e de segurança dos transportes, carga e descarga de produtos e passageiros, o novo porto deverá ajudar a desenvolver novas oportunidades de negócios para os empresários cabo-verdianos, por exemplo em matéria de transportes das cargas do porto e para o porto, entre outras.
Ainda nesta segunda-feira, o Primeiro-Ministro visitou também algumas empresas de sucesso em áreas como as novas tecnologias, o design e as artes gráficas e na avicultura para conhecer de perto algumas experiências de sucesso no país e sociabilizar com os cabo-verdianos essas experiências de sucesso.
De acordo com José Maria Neves, o Governo não tem poupado esforços para propiciar, cada vez mais, um ambiente de negócios mais favorável e apela ao espírito empreendedor dos cabo-verdianos para aproveitarem da melhor forma essas novas oportunidades que vão surgindo, mercê dos fortes investimentos na modernização das infra-estruturas e mecanismos e do bom ambiente macroeconómico que o Executivo conseguiu criar, fruto da sua boa governação reconhecida internacionalmente.
Uma dessas boas experiências, nesse caso no que diz respeito à desburocratização da Administração Pública, é certamente a Casa do Cidadão, cujo mais recente balcão foi aberto no passado fim-de-semana em São Vicente.