Notícias

Presidente do Governo Regional das Canárias visita Cabo Verde

À convite do Primeiro – Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, desloca-se a Cabo Verde, de 03 a 05 de Outubro de 2012, em visita oficial e de trabalho, o Presidente do Governo Regional das Canárias, Paulino Rivero Baute, acompanhado de uma delegação governamental.

Considerando as excelentes relações existentes entre os dois arquipélagos, a visita será uma ocasião para os dois Governantes aprofundarem as mesmas procedendo ao balanço das acções desenvolvidas entre os dois arquipélagos e perspetivar o futuro das relações bilaterais no quadro da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia (mormente ao que concerne ao pilar da Integração Regional), das Regiões Ultraperiféricas e da Macaronésia.

O momento alto desta visita será no dia 4 de Outubro, no qual os dois Governantes terão uma reunião privada de trabalho, co-presidindo em seguida a III Reunião de Alto Nível com as respetivas delegações.

Do programa constam, ainda reuniões do Presidente do Governo Regional das Canárias com os empresários canarinos sedeados em Cabo Verde, inauguração do Projeto de Eletrificação da Aldeia Vale da Custa com recurso a uma experiência 100% renovável e apresentação da Casa Canárias sita no Plateau.

As relações bilaterais entre Cabo Verde e Canárias foram estabelecidas, de forma informal, a partir dos meados dos anos oitenta. Depois de um período caracterizado essencialmente por relações comerciais, inicia-se uma nova fase, dita institucional, nos finais da década de 90, mediante a assinatura de um Convénio Quadro de Colaboração entre os dois Governos (1999).

A partir de então, o estabelecimento de relações nos mais variados campos de atuação foi constante e o diálogo político bilateral foi-se intensificando mediante a troca de visitas entre os dois arquipélagos tanto a nível político como técnico.

No que tange às relações de cooperação, estas tiveram um incremento a partir de 2002 e têm privilegiado intervenções nos setores da Educação/ Formação de Quadros, Ambiente, Descentralização e Ordenamento do Território, Energia e Água, Transportes, Cooperação económico-empresarial.