Recorde-se que o BAD tem apoiado Cabo Verde, tanto na mobilização de água para a agricultura como também nos vários projetos de desenvolvimento do nosso arquipélago.
No quadro da sua visita de três dias a Cabo Verde, o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, deslocou-se, hoje, 09 de setembro, ao Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário – INIDA e à Estrada da Ribeira dos Picos no interior da ilha de Santiago, a fim de conhecer os projetos em curso financiados por esta instituição.
Recorde-se que o BAD tem apoiado Cabo Verde, tanto na mobilização de água para a agricultura como também nos vários projetos de desenvolvimento do nosso arquipélago.
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que acompanhou a visita do Presidente do BAD, avançou que, do encontro que manteve com Akinwumi Adesina, foi discutido a possibilidade de uma parceria com o foco no reforço dos serviços laboratoriais, formação e outros apoios técnicos para os agricultores, serviços ligados à investigação e certificação dos produtos.
O Presidente do BAD, por sua vez, diz ter ficado impressionado com os trabalhos que o INIDA vem desenvolvendo, nomeadamente no tratamento biológico das pragas e frisou que, ver um país desta dimensão, fazendo esse trabalho, é um encorajamento para o resto da África.
Garantiu que a instituição que dirige vai continuar a apoiar Cabo Verde no domínio da agricultura, no reforço da segurança alimentar, sobretudo, numa altura em que o nosso país lida com o aumento do preço dos produtos a nível internacional.
A visita contou com a presença do Secretário de Estado para a Economia Agrária, Doutor Miguel Ângelo da Moura.