Notícias

Presidente do BAD aceita convite do Ministro das Finanças para visitar Cabo Verde

O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, aceitou, prontamente, o convite do Ministro das Finanças, Olavo Correia, para visitar Cabo Verde, ainda este ano.


O Governante cabo-verdiano fez este convite a Adesina, no quadro da sua participação na 52ª edição da Assembleia do Grupo BAD, que está a decorrer na Índia, sob o tema “Transformando a Agricultura para a Criação de Riqueza em África”, desde o dia 22 do corrente mês, e termina amanhã, 26.

Olavo Correia considera que, caso esta visita venha a concretizar-se, “será uma oportunidade para selarmos um novo ciclo de cooperação com um dos mais importantes parceiros financeiros e de desenvolvimento de Cabo Verde”.


Ontem, quarta-feira, o Ministro das Finanças esteve na Reunião do Conselho dos Governadores do BAD, na Índia.  Enquanto que na terça-feira, participou na abertura oficial da Assembleia Anual, que foi presidida pelo Primeiro-Ministro da Índia e pelo Presidente do BAD. O dia foi, também, marcado pelas reuniões bilaterais que Olavo Correia manteve com o Fundo Kuwait, BADEA, OFID e o BIDC.

Durante estes encontros bilaterais foram discutidos aspetos relacionados com a cooperação atual e futura de Cabo Verde. Além de se passar uma revista aos projetos em curso, foram abordados alguns temas relacionados com o processo de desenvolvimento do país e o reforço da cooperação com esses parceiros.


“Uma grande responsabilidade e um enorme privilégio representar o nosso país nesta que é a mais importante instituição financeira ao serviço do continente africano. O futuro constrói-se hoje. As nossas crianças, as nossas mulheres e os nossos jovens exigem que apresentemos resultados rapidamente. E ainda bem que assim é. Vamos mudar para mudar Cabo Verde”, comentou assim o Ministro Olavo Correia, em jeito de balanço, da sua participação na 52ª edição da Assembleia do Grupo BAD, na Índia.