A capital cabo-verdiana vai ser palco do 15º Encontro dos Ministros das Tecnologias e Telecomunicações de Informação e Comunicação da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), que acontece sexta-feira, 06, numa das unidades hoteleiras da cidade da Praia.
A Agenda Digital comum para o quinquénio 2018/2023 será um dos pontos fortes do encontro que vem sendo preparado pelos peritos dos 15 países da Comunidade oeste africana, designados para o encontro.
Na abertura dessa reunião preparatória, que teve lugar nesta segunda-feira, o Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, considerou que este é um momento importante para a afirmação da comunidade no contexto africano e internacional, daí a necessidade em desenvolver infra-estruturas, harmonizar políticas e o quadro regulamentar.
“A organização desta reunião em Cabo Verde reveste-se de particular importância, numa altura em que o país está empenhado no reforço da sua política de boa vizinhança, valorizando a nossa dimensão africana, assente no respeito e interesses mútuos”, adiantou José da Silva Gonçalves, apontando os “passos significativos” que o país vem dando nessa matéria com os investimentos significativos num Data Center “que segue os mais modernos padrões e requisitos internacionais”.
O governante disse ainda que a construção do Parque Tecnológico em curso na cidade da Praia irá permitir uma evolução sustentada do país tecnologicamente e em sintonia com toda a sub-região e reforçou ainda que aa construção da Televisão Digital Terrestre (TDT) de última geração, visa uma gestão eficiente do espectro, a promoção e a valorização de mais conteúdos. Todos estes investimentos foram planeados para servir a CEDEAO e outras regiões do continente africano, através de exportação e partilha de serviços.
A cibersegurança e a cibercriminalidade fazem parte, entre outros pontos, da agenda dos trabalhos da Reunião da Praia.