Realiza-se na próxima semana, de 6 a 10 de março, o atelier de consulta sub-regional dos países africanos lusófonos sobre a implementação da convenção de Roterdão, a ter lugar na Sala de Conferências do Hotel Trópico na Cidade da Praia. A cerimónia de abertura do atelier que será no dia 6 de março, às 10h00, contará com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente, Dr. Gilberto Silva.
O atelier tem como principal objetivo partilhar informações sobre o sistema de gestão de pesticida a nível dos países de expressão portuguesa com realce para (Cabo Verde, Guiné Bissau e S. Tomé) com o intuito de aprimorá-lo, contribuindo assim para uma agricultura menos dependente de utilização de pesticidas químicos, preservando assim a saúde humana e o ambiente.
O encontro regional visa ainda dar a conhecer a realidade dos países de expressão portuguesa em matéria de gestão de pesticidas, trabalhar no sentido de identificar e implementar métodos alternativas à utilização de pesticidas químicos, fazer um ponto de situação em relação às limitações a nível legislativo, assim como partilhar iniciativas regionais em matéria de gestão de pesticidas.
Os participantes do referido atelier são de Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Brasil, Mali e do Secretariado da Convenção de Roterdão com sede da FAO em Roma.