Notícias

Praia acolhe a 16ª Reunião da Equipa Multidisciplinar do Escritório Sub-Regional da FAO

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, em representação do Ministro da Agricultura e Ambiente, presidiu hoje, 19 de novembro, na Cidade da Praia, à abertura da 16ª Reunião da Equipa Multidisciplinar do Escritório Sub-Regional da FAO para a África Ocidental, organizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Sob o tema “Sinergia entre setores: Por uma Proteção Social dinâmica para reforçar a Resiliência e garantir a Segurança Alimentar e Nutricional na África Ocidental”, a reunião teve como objetivo abordar, de forma prática e colaborativa os desafios enfrentados pelos países da África Ocidental no que concerne ao reforço da resiliência e à garantia da segurança alimentar e nutricional.

Durante o discurso, o Ministro, destacou as prioridades do Governo de Cabo Verde no sector agroalimentar. “Estamos empenhados em garantir sistemas alimentares e nutricionais eficientes e equitativos, dando prioridade à Governança, a Acão climática e gestão sustentável dos recursos naturais. Entendemos que é fundamental a implementação de sistemas de produção agroalimentar sustentáveis.”

Além disso, o governante reforçou que nenhum governo ou organização consegue enfrentar sozinho os desafios, atuais. Neste sentido, destacou a importância da cooperação internacional e intersetorial para alcançar um progresso sustentável. “A troca de conhecimentos, o alinhamento de políticas e a mobilização conjunta de recursos são passos fundamentais para transformar compromissos em resultados concretos,” frisou.

Por fim, o Ministro, reafirmou o compromisso de Cabo Verde com os objetivos de erradicar a pobreza e a fome na África Ocidental. “Assumimos a responsabilidade de implementar medidas eficazes para reforçar a resiliência e garantir a segurança alimentar e nutricional para todos sem deixar ninguém para trás,” concluiu.

Esta 16ª reunião contou com a presença da Ministra da Agricultura da Guiné-Bissau, pelo Ministro Adjunto da Libéria e pelo Coordenador Regional da FAO.