O Ministério da Educação assinou a adenda ao protocolo de Desenvolvimento Curricular com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e a homologação da adenda ao protocolo tripartido do domínio de dinamização de bibliotecas escolares com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e com o Instituto Camões.
A adenda ao protocolo no domínio de Desenvolvimento Curricular consiste no reforço técnico e capacitação institucional junto da Direção Nacional de Educação na coordenação e monitoria da implementação do processo de revisão e desenvolvimento curricular do pré-escolar ao 12º ano de escolaridade e consequente conceção da estratégia de formação de docentes cabo-verdianos.
Já o projeto “Dinamização de Bibliotecas Escolares” (DBE), preconiza a criação e estruturação efetiva de espaços-biblioteca apelativos, dinâmicos, vivos, de cariz formal e informal, integrantes do projeto pedagógico da escola, providos de métodos e recursos lúdico-pedagógicos que incentivem e estimulem a aprendizagem social, a aquisição de hábitos de leitura e cujo funcionamento se permita em harmonia com o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde.
Após a conclusão da primeira fase, beneficiando nove (09) escolas da ilha de Santiago, da-se inicio à sua segunda fase, contemplando cinco (05) escolas – 03 na ilha do Fogo e 02 na Ilha Brava.
Conforme a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, “a assinatura da adenda e a homologação do protocolo de cooperação tripartido no domínio de Dinamização de Bibliotecas Escolares reflete o resultado muito concreto desta parceria que vem desde 2017”.