O porto da Praia recebe, a partir de ontem, 28 de novembro, obras de reabilitação piso e vigas de coroamento do cais de cabotagem porto. A empreitada consiste na execução de obras de reabilitação nos pavimentos e vigas de coroamento dos molhes de atracação n° 4, 5, 6, 7, 8 e 9, do cais de cabotagem, permitindo o reenquadramento do espaço com novo Plano de Reordenamento Terrestre do Porto.
Esta obra visa melhorar a qualidade de tráfego de pessoas e equipamentos dentro do Cais de Cabotagem bem como a segurança dos utentes que por ali trafegam e assim impulsionar o desenvolvimento económico de Cabo Verde.
O auto de consignação da obra, orçada em 103.395.000,00, aconteceu nesta terça-feira, 29 de novembro, numa cerimónia presidida pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente.
Durante a sua intervenção, o Ministro que tutela os portos de Cabo Verde, ressaltou que “este é um investimento de consolidação do porto e dos seus serviços de transporte de passageiros e carga e irá inaugurar um novo tempo nos serviços dos portos”. Pelo que felicitou a Enapor – Portos De Cabo Verde pela visão de desenvolvimento e expansão dos serviços portuários.
O governante recordou que o porto receberá ainda obras de construção de uma nova gare marítima orçada em 220 mil contos cabo-verdianos.
Em curso estão as obras de construção do espaço social de mão de obra portuária do Porto da Praia cujo término está programado para janeiro de 2024.