Notícias

Ponte d`Água na Boa Vista com sistema de monotorização

O primeiro – Ministro, José Marai Neves realizou, no passado sábado, 04 de Outubro, uma visita às obras da Ponte de Ribeira d’Água, na Boa Vista, uma das maiores infraestruturas de Cabo Verde, cuja conclusão está prevista para Novembro deste ano. Mas, a grande novidade, segundo o Chefe do Governo, é a introdução de um sistema de monitorização técnica da infraestrutura na construção da Ponte d`Água, destacando a experiência que vai permitir trabalhar não só novas pontes, como todas as obras públicas, em geral.


Além do sistema de monitorização automático, cujos dados estão a ser transmitidos diretamente para o Laboratório de Engenharia Civil (LEC) para avaliação, José Maria Neves afirmou que, antes da entrega da obra, prevista para finais deste ano, vai-se fazer um teste com a carga máxima para ver a capacidade de resistência desta nova infraestrutura.
Trata-se de uma primeira experiência em todo o país de monitorização de uma obra em tempo real e que vai permitir ao LEC estar mais preparado para avaliar outros projetos de natureza idêntica.


“Estamos a acompanhar milimetricamente a sua construção com todas as especificações técnicas e todos os cuidados necessários para que possamos ter uma obra pública de qualidade”, garantiu o Chefe do Governo.
A construtora Monte Adriano está, neste momento, a fazer esforços para concluir os aterros para a proteção dos encontros da ponte.


A construção da ponte de Ribeira d’Água vai custar perto de 370 milhões de escudos. Com 97 metros de comprimento, uma faixa de rodagem de sete metros, bermas de um metro e passeios com 1,2 metros, totalizando 11,40 metros de largura, a ponte de Ribeira d’Água deverá repor a ligação entre a cidade de Sal-Rei e Rabil destruída há dois anos pelas cheias que fustigaram a ilha.