Notícias

“Podemos colocar Cabo Verde nesta rota de ouro que é a produção cinematográfica e audiovisual mundial” – MCIC, Abraão Vicente

A apresentação da primeira Lei do Cinema em Cabo Verde é um ganho incomensurável para a produção e realização da arte do cinema e da atividade cinematográfica e audiovisual nacional.

A apresentação da primeira Lei do Cinema em Cabo Verde é um ganho incomensurável para a produção e realização da arte do cinema e da atividade cinematográfica e audiovisual nacional.

Todos, profissionais deste setor e a sociedade civil há muito que esperam por esta proposta de lei que vem determinar os critérios que elevará esta arte a um novo patamar, com critérios bem definidos para o seu sucesso a nível nacional.

Desde a entrada do Governo da IX Legislatura que se vem trabalhando numa reforma legislativa em vários setores. O setor da cultura e das indústrias criativas não ficou para trás.

A apresentação, hoje, da primeira lei do cinema na Magna Casa Parlamentar, um instrumento que de certeza merecerá um voto favorável de todos os deputados, é prova de que se quer formalizar o setor da cultura e das indústrias criativas e, mais, dar espaço para que cresça economicamente.

A ambição é grande e queremos que Cabo Verde esteja num patamar elevado no que diz respeito à indústria cinematográfica. “A implementação plena desta lei significará também a diversificação da nossa economia e a criação de um novo pilar de sustentabilidade para a indústria do turismo”, afirmou o MCIC, Abraão Vicente, durante a apresentação da proposta de Lei que estabelece os princípios e critérios de ação do Estado na dinamização, proteção e incentivo à produção, distribuição, exibição e divulgação da arte do cinema e da atividade cinematográfica e audiovisual nacional, realizada ou produzida no território nacional.

Esta é uma lei que há muito vem sendo trabalhada e desejada por produtores, realizadores e todos os que trabalham na indústria cinematográfica em Cabo Verde, mas também, pelos amantes desta arte. “Sim podemos, podemos colocar Cabo Verde nesta rota de ouro que é a produção cinematográfica e audiovisual mundial. Através desta Lei, o Governo pretende fomentar a produção cinematográfica e audiovisual, estabelecendo princípios claros e critérios de ação efetivas a partir de onde o Estado pode dinamizar proteger e incentivar a produção distribuição, exibição e divulgação da arte e do cinema e da atividade cinematográfica nacional realizada ou produzida no território nacional com impato na criação de emprego e de rendimentos”.

Estamos a cumprir com Cabo Verde.