Notícias

PMs de Cabo Verde e São Tomé afirmam” nova dinâmica” nas relações bilaterais

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, foi recebido no final da tarde desta quarta-feira, 11 de Novembro, em escala naquele arquipélago, pelo homólogo de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada. Em entrevista à imprensa local, Neves assume “uma nova dinâmica nas relações entre os dois países e realça o momento de “transformação” porque passa aquele país neste momento sobre a actual liderança governativa.

neves presidente stome1Prova desta dinâmica é que os dois líderes dos respectivos governos têm já marcado visitas a um e outro país, tendo sido aliás este um dos temas do breve encontro, com Patrice Trovoada a se deslocar para Cabo Verde ainda antes do final deste ano e logo a seguir José Maria Neves deverá efectuar igualmente uma visita de trabalho a São Tomé e Príncipe.

Outro fato é, como recorda Neves, a elevação do consulado de Cabo Verde à categoria de embaixada, devendo ser nomeado um embaixador para muito breve e que terá igualmente a missão de representar Cabo Verde junto às autoridades da Guiné Equatorial, ali perto.

“Estamos a trabalhar para reforçarmos ainda mais as relações”, enfatiza o Chefe do Executivo cabo-verdiano que sublinha ainda as recentes visitas da Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hoppfer Almada, a São Tomé, assim como da Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet e, no caminho inverso, Cabo Verde recebeu nos últimos dois anos vários ministros e representantes do Governo São-tomense, incluindo, o Primeiro-Ministro Patrice Trovoada.

“Com essa minha (próxima) visita aqui e a visita que o Sr. Ministro (Patrice Trovoada a Cabo Verde), as relações ganharão ainda ganharão nova dinâmica”, salienta José Maria Neves.

Este mostra-se ainda satisfeito com as novidades e informações passadas por Trovoada, das perspectivas, sobretudo, ao nível de investimentos públicos e privados e que mostram que São Tomé e Príncipe “está no bom caminho”, conclui.

Tempo ainda para responder sobre o livro «Cabo Verde: Gestão das Impossibilidades» que o Primeiro-Ministro lançou agora em Luanda e que também em São Tomé está a suscitar a curiosidade da sociedade e da imprensa local.