Notícias

PM vê Estádio Nacional como semente para a afirmação das indústrias desportivas (com fotos)

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, realçou a importância do novo Estádio Nacional, que considera uma das maiores obras destes 40 anos de Independência do país, augurando que este venha a ser a semente para a afirmação das indústrias desportivas em Cabo Verde.

neves estadio nacional 2Visível e confessadamente emocionado, o Chefe do Executivo enalteceu a importância do momento da inauguração do Estádio Nacional, que aconteceu este domingo, e que assinala um novo momento no desenvolvimento do desporto nacional e para o desenvolvimento do próprio país. Esta é certamente “uma das maiores obras construídas nos 40 anos de Independência, frisou José Maria Neves.

 

“Não imaginam o meu orgulho, satisfação e emoção enquanto chefe do Governo de Cabo Verde de poder ter o privilégio de estar aqui hoje a inaugurar esta grandiosa obra, que é o resultado de todo o percurso que os cabo-verdianos puderam fazer nesses 40 anos da nossa independência”, sublinhou Neves perante o maior público que já assistiu a um evento desportivo em Cabo Verde, estimando-se que o público presente tenha ultrapassado largamente os oito mil que era a previsão da organização do evento.

 

neves estadio nacional 1Neves recordou alguns dos mais recentes “brilharetes” de atletas cabo-verdianos nas mais diversas modalidades, nomeadamente a recente participação e prestação dos «Tubarões Azuis», a nossa selecção de Futebol sénior, na última Copa Africana das Nações na África do Sul, os nossos “Tubarõezinhos Azuis”, a selecção juvenil que conseguiu a classificação para as meias-finais dos Jogos Olímpicos da Juventude a decorrer neste momento na China.

 

Também os recentes sucessos e medalhas dos nossos atletas paralímpicos, entre outras modalidades mereceram a menção honrosa por parte do Primeiro-Ministro para afirmar esse grande potencial da juventude cabo-verdiana para o desporto, tendo este augurado que o novo Estádio Nacional ora inaugurado venha a se afirmar como a “semente” para a afirmação das indústrias desportivas em Cabo Verde.

 

“Este estádio nacional deve servir-nos de fermento para irmos muito mais longe em todas as modalidades desportivas. Nós somos os tubarões do mundo. Somos os desportistas do mundo que dominam os oceanos, os mares”, afirma Neves. O Chefe do Executivo recorda ainda o enorme potencial para os desportos náuticos lançando um segundo repto para que o país possa desenvolver nos próximos anos todo o potencial existente nesta área.

 

O primeiro-Ministro relembrou o apelo que havia feito aquando da sua última visita àquela infra-estrutura, ainda na fase de construção, para que a gestão da referida infra-estrutura, Governo, e demais responsáveis e parceiros possam transformar toda aquela área circundante ao Estádio Nacional, situado no Monte Vaca, Achada de São Filipe, numa “grande e bela cidade desportiva”.

 

neves estadio nacional 3Na mesma ocasião, José Maria Neves aproveitou ainda o momento para agradecer o forte contributo do Governo da República Popular da China, que financiou e construiu este Estádio Nacional e frisou os fortes laços de amizade e cooperação entre os dois países e povos amigos. “Tem sido um contributo essencial, fundamental, estratégico para o futuro de Cabo Verde. Uma cooperação que tem sido frutuosa para a construção deste novo e grande Cabo Verde dos nossos sonhos”, salienta José Maria Neves.

Veja neste link https://app.box.com/s/3t6kuinx6h1ml2ndb7b1 algumas imagens que marcaram a inauguração do Estadio Nacional