Notícias

PM solidário com povo zambiano por morte de seu Presidente

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, endereçou, na qualidade de Chefe do Governo de Cabo Verde, no início desta semana uma carta oficial ao Governo da Zâmbia na sequência do falecimento do Presidente daquela República, Michael Sata esta quarta-feira.

 

Na missiva endereçada ao Presidente interino da República da Zâmbia, Edgar Lungu, José Maria Neves manifesta a sua solidariedade para com o povo e com o Governo zâmbiano, tendo ainda realçado as qualidades do malogrado.

 

“Exalto a memória de sua liderança carismática e do seu forte compromisso com o desenvolvimento do seu país”, lê-se na carta. Ainda esta quarta-feira, Neves pôde comentar o falecimento de Sata na comunicação social, à margem de uma visita à residencial estudantil Madre Teresa de Calcutá, augurando que o povo zâmbiano possa ultrapassar o momento que o país possa continuar o “percurso ascendente” em termos da consolidação do estado do direito democrático e de criação de condições para o seu crescimento e desenvolvimento global.

 

Michael Sata faleceu aos 77 anos em Londres, Inglaterra, onde encontrava-se em tratamento devido a complicações de saúde que não foram. Entretanto revelados, tendo circulado a notícia, entretanto, de que o seu passamento pudesse estar ligado a complicações relacionadas com um ataque cardíaco.

Veja na íntegra a carta de condolencias de Sua Exclência o Primeiro-Ministro, José Maria Neves